sábado, 20 de março de 2010

Superclássico agita a rodada de domingo

Sampaio e Moto se enfrentam neste domingo, às 17h, no estádio Nhozinho Santos. O jogo será mais um episódio a ficar registrado na história dos confrontos entre as duas maiores equipes do estado.

O Moto tem uma pequena vantagem em relação ao Sampaio, com 184 vitórias, contra 162 do arquirival. Mas o histórico recente aponta o tricolor como favorito. Em cinco jogos disputados no ano passado, o Tubarão tem quatro vitórias, contra uma do Papão.

Apesar dos números fica uma antiga história no ar, “clássico é clássico”. Até mesmo pela atual campanha das duas equipes o jogo tem tudo para ser bem equilibrado, sem favoritismo para nenhuma das duas equipes.

O Sampaio está em quinto lugar, com nove pontos, e ainda luta por uma vaga no G4. A equipe vem de um empate com o Atlético-PR, pela Copa do Brasil. O técnico Valter Ferreira está tendo alguns problemas para escalar a equipe, devido ao rendimento dos atletas. O treinador ainda procura a formação ideal para a equipe tricolor.

Já o Moto, também empatou na última rodada, com o Imperatriz, pela Copa União. Beato Lopes também enfrenta problemas para escalar a equipe, mas em função de jogadores suspensos e do desgaste físico dos atletas.

Clássico Imperial agita a Copa União

O mais recente clássico de Imperatriz terá apenas seu terceiro jogo neste domingo. a recente história da rivalidade entre Imperatriz e JV Lideral, começou apenas no ano de 2009, quando as equipes se enfrentaram apenas duas vezes. Nas duas ocasiões o Trator do Camaçari venceu o Cavalo de Aço.

Neste domingo os dois times voltam a se enfrentar às 17h, no estádio Panelão, em Porto Franco. A partida, que poderia reinaugurar o estádio Frei Epifânio, foi mantida em Porto Franco, pois a grama do estádio de Imperatriz está sendo trocada.

O JV Lideral já está com a classificação assegurada na Copa União e agora joga para manter a liderança da competição. No jogo deste domingo o técnico Sandow Fecques, deve poupar o meia Pelezinho e contará com o retorno do zagueiro Daniel Menezes, que cumpriu suspensão na última rodada.

No Imperatriz os pensamentos já estão voltados para o segundo turno. Isso porque a equipe tem pouquíssimas possibilidades de classificar-se para as semifinais do primeiro turno. O técnico Vinícius Saldanha vai contar com o retorno do meia Rubens e do zagueiro Fábio, ambos cumpriram suspensão na última rodada.

Duelo de leões

O Leão da Baixada, o Viana, recebe o Leão do Mearim, Bacabal, neste domingo às 15h45, no estádio Djalma Campos. No duelo dos leões, a equipe da casa tentará pelo menos melhorar seu desempenho na competição, já que para o técnico Braide, o período de testes terminou. O Leão da Baixada não tem nenhuma vitória na competição.

Já o Leão do Mearim, está surpreendendo e está no G4 da Copa União. O técnico Djalma Campos não terá nenhum problema para a partida deste domingo e deve utilizar a escalação dos últimos jogos.

Santa Quitéria encara o Mac

Santa Quitéria e Mac jogam neste domingo às 15h45, no estádio Rodrigão. Das duas equipes, o Mac é o único que ainda tem chances de se classificar para as semifinais do primeiro turno, mas o técnico Arlindo Azevedo já começa a trabalhar para a disputa do segundo turno.

O Mac não poderá contar com o atacante Edgar, expulso na última quinta-feira. No caso de uma vitória atleticana e de uma possível combinação de resultados, o técnico Arlindo Azevedo pode mudar de idéia e voltar a acreditar em uma vaga nas semifinais do primeiro turno.

Domingo de clássicos

A rodada deste domingo será marcada por dois jogos que prometem lotar os estádios. O primeiro, e de maior destaque é o Superclássico entre Sampaio e Moto. O jogo marca o encontro entre as duas maiores equipes do estado e pode ser promessa de casa cheia, a exemplo do que aconteceu na última quarta-feira, quando o Sampaio empatou com o Atlético-PR pela Copa do JustificarBrasil.

O jogo que é realizado desde 1937, será mais um para a galeria, deste que é o maior clássico do estado. Apesar de estar em melhor momento, o Sampaio não tem números tão superiores quanto o Moto para este jogo. Na realidade os rubros negros levam uma ligeira vantagem, já que possuem 184 vitórias, contra 162 dos tricolores. O número de gols também coloca o Papão em vantagem, são 687, contra 638 do Tubarão.

A pequena diferença nos números mostra o equilíbrio desta partida. A partida tem tudo para ser um dos grandes jogos da Copa União. Sampaio e Moto se enfrentam às 17h, deste domingo no estádio Nhozinho Santos.

Já o segundo clássico é mais recente. O novato JV Lideral já desponta como uma força no futebol e enfrenta o Imperatriz, no clássico Imperial. O jogo que marcaria a reinauguração do Frei Epifânio, teve de ser mantido no Panelão, devido a problemas na grama do estádio.

As duas equipes já se enfrentaram apenas duas vezes em competições oficiais. O JV Lideral venceu os dois confrontos. No primeiro o Trator venceu por 1 a 0 e no segundo por 3 a 0. Os dois jogos ocorreram no campeonato maranhense de 2009 e como o Imperatriz não disputou a Taça Cidade, no segundo semestre do anos passado. JV Lideral e Imperatriz jogam às 17h, deste domingo, no estádio Panelão em Porto Franco.

Nas outras duas partidas da rodada, o Viana, sem chances de classificação, recebe o Bacabal, que tenta se manter no G4 e o Mac, ainda brigando por uma vaga nas semifinais, viaja para enfrentar o Santa Quitéria.

Jogos da rodada - 20/03 - Domingo

15h45 – Viana x Bacabal – Djalma Campos
15h45 – Santa Quitéria x Mac – Rodrigão
17h – Imperatriz x JV Lideral – Panelão
17h – Sampaio x Moto – Nhozinho Santos

Mac dispensa dois jogadores

Para não sobrecarregar as despesas do departamento de futebol, o Mac está realizando uma limpa no clube. Os atletas que não apresentarem um bom rendimento nas partidas da equipe devem ser dispensados.

A lista de dispensa já começou a ser formada pelo zagueiro Baiano, contratado no final da semana passada, mas foi reprovado nos testes físicos, e o volante Zé Luis, que não agradou ao técnico Arlindo Azevedo, nas partidas em que disputou.