sábado, 10 de abril de 2010

JV Lideral tem a melhor campanha dos times da Série D

O excelente desempenho do JV Lideral, no primeiro turno da Copa União, já reflete nas estatísticas da Série D. A equipe maranhense tem o melhor desempenho dos 20 clubes que já estão classificados para a competição deste ano. Ainda restam outras 20 vagas que serão preenchidas após o termino dos campeonatos estaduais.

Apesar de ter entrado em campo somente 13 vezes na temporada, o Tratorzão tem nove vitórias, sendo o terceiro time com mais vitórias, perde apenas para o Santa Cruz-PE, 11 vitórias em 20 jogos, Joinvile-SC e São José-RS, ambos com 10 vitórias em 20 jogos. Outro dado que impressiona é a média de gols do time imperatrizense. A equipe tem 2,46 gols de média, a maior da Série D, em 13 jogos foram 32 gols marcados.

Em contra partida, se o JV Lideral tem uma campanha invejável, com o aproveitamento de 79,9%, o Sampaio não vai tão bem assim e não está nem entre os dez melhores. A equipe tricolor é a 11ª e tem um rendimento, pouco maior do que 50%. Para ter melhor noção da situação dos tricolores, que não chega a ser crítica, mas é bastante desconfortável, times de menor expressão, como Vila Aurora-MT e Santa Helena-GO, estão a sua frente.

Apesar disso o tricolor tem um retrospecto melhor do que algumas equipes mais conhecidas como Madureira e América, ambos do Rio de Janeiro, Fluminense-BA e Flamengo-PI. O tricolor não tem uma média de gols tão boa, 1,33 gols por jogo, mas a sua defesa é a segunda melhor, na média, ficando atrás da do Vila Aurora-MT, com 0,92 gols sofridos por jogo, com uma média de apenas 0,93 gols sofridos.

Sampaio ou JV Lideral, quem será o campeão?

A decisão do primeiro turno da Copa União, começa na próxima segunda-feira, 11. O JV Lideral tem a melhor campanha da competição e o melhor ataque, com 32 gols marcados.
Já o Sampaio tem a melhor defesa, com apenas 9 gols sofridos.

Só estes números já mostram que o jogo será de tirar o fôlego, mas ainda existem mais alguns ingredientes para apimentar esta decisão. A partida será a reprise da final do estadual de 2009, na época o JV Lideral foi campeão, o que pode dar um gostinho de vingança para o Sampaio.

Mas alguns dados devem ser levados em conta. O Tratorzão ainda não perdeu nenhuma partida na Copa União, e tem a melhor campanha do estado. São 11 jogos, com nove vitórias e dois empates. A classificação do JV Lideral foi tranqüila e com quatro rodadas de antecedência, bem diferente do Sampaio.

O tricolor começou bobeando nas primeiras rodadas e perdeu até para o Nacional. A campanha e o comportamento da equipe em campo derrubaram Edson Porto. Então veio Valter Ferreira. O treinador ajeitou a equipe e a deixou com a sua cara. Mudou o esquema tático e tirou quem não estava rendendo.

As mudanças surtiram efeito e o tricolor avançou as semifinais, onde eliminou o Iape, que fez uma grande campanha na primeira fase. E agora na final o Sampaio promete um grande jogo contra o JV Lideral.

O retrospecto na Copa União, coloca o JV Lideral como o grande favorito ao título. Mas no confronto direto o Sampaio tem uma larga vantagem. Na história as equipes já se enfrentaram nove vezes,o Tubarão levou a melhor em cinco ocasiões, o Tratorzão venceu somente uma e as equipes empataram três vezes. E agora fica a questão, quem leva a melhor, Sampaio ou JV Lideral?

26/03/09 – Sampaio 3 x 2 JV Lideral - Campeonato Maranhense 2009
05/04/09 – JV Lideral 1 x 1 Sampaio - Campeonato Maranhense 2009
11/06/09 – Sampaio 0 x 1 JV Lideral - Campeonato Maranhense 2009
14/06/09 – JV Lideral 1 x 2 Sampaio - Campeonato Maranhense 2009
19/08/09 – JV Lideral 1 x 3 Sampaio - Taça Cidade 2009
10/09/09 – Sampaio 3 x 1 JV Lideral - Taça Cidade 2009
18/10/09 – JV Lideral 1 x 1 Sampaio - Taça Cidade 2009
01/11/09 – Sampaio 5 x 1 JV LIderal - Taça Cidade 2009
25/03/10 – JV Lideral 0 x 0 Sampaio - Copa União 2010

Vitórias do Sampaio – 5
Gols do Sampaio – 18
Vitórias do JV Lideral – 1
Gols do JV Lideral – 9
Empates - 1

Crise amenizada no Moto

Depois da reunião, na tarde da última sexta-feira, 9, os problemas ficaram um pouco menores. A diretoria acertou parte dos salários atrasados com os atletas e agora correm atrás de um treinador para a equipe. Por enquanto Belfort Braga segue no comando da equipe.

E para analisar o ritmo de jogo dos atletas, a equipe rubro negra entrará em campo, amistosamente, contra o Americano. Belfort Braga usará a partida para definir os atletas que podem ser titulares do Moto, na reestreia do time no returno da Copa União, dia 18, contra o Santa Quitéria.

Viana fará amistosos na fase de preparação

O Viana, comandado pelo técnico Braide Ribeiro, realizará dois amistosos antes de sua estreia no returno da Copa União, contra o JV Lideral. O primeiro amistoso será neste domingo, 11, contra a seleção de Bacurituba, depois, na próxima quarta-feira, 14, a equipe joga contra o selecionado de São Mateus.

A diretoria do Leão da Baixada também anunciou a contratação de sete reforços para a disputa do returno. Dirigentes e comissão técnica esperam que o time faça uma campanha melhor no segundo turno. No primeiro turno o Viana não venceu nenhum jogo e terminou na lanterna da competição.

Marquinhos reestreia pelo Mac


O meia atacante Marquinhos fará sua reestréia pelo Mac no amistoso deste sábado, contra o Madureira, time amador do Bom Jesus. O jogador vai substituir o meia Richardson, que continua sentindo dores no tornozelo e será poupado.

O meia foi revelado pelo time atleticano, mas logo foi para o exterior. Em 2009 ele retornou ao clube para a disputa da Taça Cidade. Nesta temporada, Marquinhos foi para o Mogi Mirim, no início do ano, e depois para o URT-MG, onde era titular absoluto. A tendência é que o atleta fique até o final da participação da equipe, no segundo turno da Copa União.

Para o amistoso de hoje o técnico Arlindo Azevedo mantém o esquema 3-5-2, que começou a ser utilizado pelo time nesta fase de preparação. O torcedor, que quiser acompanhar o amistoso, terá de pagar R$ 5,00 pelo ingresso. A partida será realizada às 16h no Parque Valério Monteiro.

Vale lembrar que a partida contra o Madureira é o último do Mac antes da estreia do time no returno da Copa União, no dia 18, contra o Nacional.