sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Série B maranhense pode ser definida neste sábado

As quatro equipes que disputam a segunda divisão maranhense entraram em campo neste sábado, 13. Em São Luis, o Moto vai encarar o Americano, no Nhozinho Santos, e em Caxias, o Sabiá recebe o Cordino, no Duque de Caxias. Os dois jogos serão realizados às 17h.

Dependendo dos resultados o segundo time a subir para a primeira divisão maranhense pode ser conhecido neste sábado. O Moto precisa apenas vencer o Americano para garantir virtualmente seu retorno à primeira divisão estadual.

Apesar desta possibilidade e do excelente clima no CT do Paranã, depois da goleada por 6 a 2 sobre o Cordino, o técnico Dirceu de Matos lembra que é preciso respeitar o adversário. E neste caso tomar bastante cuidado, já que foi o Americano que evitou o acesso rubro negro no primeiro turno da competição, quando a equipe precisa de apenas uma vitória simples para retornar à primeira divisão maranhense.

Para este jogo Dirceu de Matos já confirmou o zagueiro Paulo Sérgio, que foi dúvida durante a semana, pois estava gripado. No duelo contra o Cordino o zagueiro balançou as redes três vezes e foi o destaque do Papão.

O Sabiá venceu o Americano na primeira rodada e sabe que pra continuar na briga tem a obrigação de vencer o Cordino, que não deve facilitar o jogo. No primeiro turno a equipe de Barra do Corda levou a melhor e garantiu a primeira vaga para o acesso à primeira divisão do futebol estadual.

Agora no duelo deste sábado existe o clima de revanche e a necessidade da equipe caxiense vencer. Em contrapartida o time de Barra do Corda quer levar o título do certame diretamente, sem a necessidade de uma final e esquecer a goleada sofrida para o Moto.

Iape defende a liderança contra o Imperatriz

O líder do campeonato maranhense, o Iape vai encarar o Imperatriz no estádio Frei Epifânio, neste sábado, 13, às 18h. O Canário da Ilha não corre o risco de perder a liderança, mas o Cavalo de Aço precisa da vitória para não ver os adversários se distanciarem na briga pelo título estadual.

Um detalhe sobre este jogo é o horário, que até a quinta-feira, 11, ainda estava indefinido. Em um primeiro momento a tabela da FMF divulgava a partida para as 17h, mas os veículos de comunicação imperatrizenses estavam divulgando a partida às 20h30. Até que na última quinta-feira ficou acertado que a partida seria realizada às 18h30, porque o Iape vai viajar para Imperatriz de avião. Pelo menos esta foi a justificativa da FMF e não agradou a uma pequena parte da torcida cavalina.

Voltando ao jogo, o Iape vai continuar com seu esquema de três zagueiros. Carlinhos entra no lugar de Daniel, que está suspenso. No meio campo, Tim Marcos deve substituir Dieguinho, que também está suspenso. O Canário da Ilha precisa da vitória para não ser incomodado pelos adversários nas próximas rodadas, já que depois deste jogo só volta a campo no dia 21.

O Imperatriz por sua vez terá trabalho para passar pelo Canário da Ilha. Além da dificuldade natural do jogo, o Cavalo de Aço não poderá contar com o zagueiro Nilson Paraíba, o volante Pitbull e o meia Leandro Mineiro, artilheiro da equipe. Se perder o duelo contra o Iape, alvirrubro imperatrizense se despede da briga pelo título estadual deste ano.

A bola volta a rolar pela Copa Cefama Sub-17

Depois de 15 dias sem a realização de jogos, por causa do segundo turno das eleições presidenciais e do Enem, a Copa Cefama Sub-17, voltará a colocar a garotada para correr em campo. Aproveitando o feriadão, a rodada começará no sábado, 13, e se estenderá até a próxima segunda-feira, 15.

No sábado a bola vai rolar para as equipes do Grupo 1. A primeira partida do dia será entre o Macau Sport e Bola Certa, às 8h30. Logo em seguida, às 10h, o líder do grupo Sporting Braga encara o CFC.

No domingo, 14, a garotada do Grupo 2 entra em campo. Às 8h30 o Americano, que lidera a chave, enfrenta o Sampaio. Às 10h é a vez de Pitanguense e São Luis ficarem frente a frente.

A rodada termina na segunda-feira com os jogos do Grupo 3. Liderando a chave, o Moto abre os trabalhos contra o Fabril, às 8h30. Encerrando a rodada os garotos do Vale do Mearim encaram a molecada do Agap-Fabril, às 10h.

Confira os jogos, a artilharia e a classificação dos grupos da Copa Cefama Sub-17

Sábado – 13/11
8h30 – Macau Sport x Bola Certa
10h – Sporting Braga x CFC
Domingo – 14/11
8h30 – Americano x Sampaio
10h – Pitanguense x São Luis
Segunda-feira – 15/11
8h30 – Fabril x Moto
10h – Vale do Mearim x Agap-Belira

Artilheiros
Kássio (Moto) – 3 gols
Vinícius (Moto) – 2 gols


Siga o Blog no Twitter

Paulo Sérgio confirmado para encarar o Americano

Paulo César vai encarar o Americano / Foto: Bruno Alves
O zagueiro artilheiro Paulo César, que marcou três gols contra o Cordino no último domingo, 7, foi confirmado pelo técnico Dirceu de Matos para o duelo contra o Americano. O zagueiro virou dúvida durante a semana, pois pegou um resfriado.

Mas no treino de quinta-feira , 11, Paulo Sérgio atuou normalmente e mostrou que está pronto para encarar o Americano e tentar ajudar o Moto a retornar a primeira divisão maranhense.

Se vencer o Americano e o Sabiá perder do Cordino, o Moto garante virtualmente a segunda vaga do acesso para a primeira divisão estadual. O campeão do returno da Série B maranhense decidirá o título da competição com o Cordino, campeão do primeiro turno.

Gramado ou colcha de retalhos?

O estado do gramado do estádio Nhozinho Santos foi alvo das críticas do técnico Sandow Fecques, logo após a vitória do Sampaio sobre o São José. Para o treinador o gramado atrapalha o desenvolvimento do jogo e os atacantes.

“Das arquibancadas parece que o gramado está bom, mas o campo está muito irregular. É muito difícil finalizar no Nhozinho Santos por causa do estado do gramado” declarou o técnico tricolor.

A situação denunciada por Sandow Fecques pode ser constatada no primeiro instante em que se coloca o pé no campo do Nhozinho Santos. Dentro das quatro linhas, é visível a presença de vários tipos de gramados e dentro de campo, após uma caminhada, é constatada a presença de vários buracos.

De quebra o gramado ainda está alto em alguns trechos do campo. A situação não vem de hoje e piorou desde que a temporada começou. No início do ano, o estádio passou por uma “reforma” onde acabou ficando sem iluminação decente, e teve apenas os muros pintados e toldos colocados na área dedicada à imprensa dentro de campo.

Vale destacar que o problema não é causado apenas pela falta de manutenção, mas pelo excesso de jogos que o estádio recebe. Como é o único estádio de São Luis, o Nhozinho Santos recebe todos os jogos dos times da capital, além das partidas do futebol feminino e dos campeonatos sub-18 e sub-16.

Se o Castelão estivesse aberto o problema poderia até ser amenizado. Mas como o estádio está fechado há cinco anos, já foram gastos mais R$ 50mi com sua “reforma” e nada foi feito, é melhor esquecer um pouco o gigante da Ilha.

Quanto ao Nhozinho Santos, é bem possível que após o término do campeonato maranhense, o estádio passe por outra “reforma”. Caso isso ocorra não devemos esperar nada mais do que outra simples maquiagem dos problemas do estádio municipal. Aliás, maquiar os problemas é o que mais se faz no futebol maranhense.

Lesões atrapalham a carreira de Cleitinho no Sampaio

O jovem Cleitinho, de apenas 20 anos, chegou ao Sampaio com o técnico Arnaldo Lira, que na época comandava a reformulação do elenco para a disputa da Série D. Com o treinador o jovem nunca entrou em campo com a camisa tricolor, sua primeira oportunidade viria somente na segunda fase, quando Flávio Campos assumiu o time.

O meia faria sua estréia contra o CSA-AL, no jogo de volta, em Alagoas. Cleitinho vinha se destacando nos treinamentos, arrancava elogios de Flávio Campos e era destaque na imprensa esportiva. Estava tudo dando certo para o jovem colocar a camisa do Tubarão e entrar em campo.

Mas em um dos últimos treinamentos da equipe, Cleitinho dividiu uma bola com Eloir e levou a pior. Resultado, acabo ali o sonho da estreia do meia estrear com a camisa tricolor. Apesar disso ele não se abateu, se recuperou da lesão e voltou à luta por uma vaga no selecionado tricolor.

Cleitinho fica decepcionado com as lesões / Foto: Blog do Edivan Fonseca
Virou figurinha carimbada no banco e entrava no decorrer de algumas partidas. Depois da eliminação do Sampaio na Série D, Sandow Fecques chegou e assumiu a equipe. Mais oportunidades viriam para Cleitinho, que passou a ser peça fundamental no time tricolor.

E assim como na Série D, quando estava no seu melhor momento, lesionou-se. Desta vez o atleta levou um pisão no pé direito e a princípio cogitou que era apenas uma lesão simples. Mas depois da radiografia, foi constatada uma fratura no pé direito do jovem meia que precisará de dois meses para se recuperar. Com isso ele fica fora do restante do campeonato maranhense.

Apesar da lesão Cleitinho já mostrou sua qualidade e que a cada volta pode nos surpreender positivamente. Assim esperamos que o jovem atleta possa nos presentear com seu futebol em 2011 e que as lesões não o tire de campo.

A qualidade de Cleitinho é constatada pelo seu currículo. O meia foi revelado no Mac, fez seu primeiro contrato profissional com o Nacional-RS e já passou pelo Grêmio-RS, Cruzeiro-MG e Palmeiras B. No time B do Verdão, Cleitinho ajudou a equipe a subir da Série A3 para a Série A2 do campeonato paulista de 2010. Além disso, ainda chegou a ser relacionado para a pré-temporada de 2010 com o time principal.

Ficha técnica
Nome: Cleiton Cortez de Souza
Local de nascimento: Santa Rita-MA
Data de nascimento: 03/03/1990
Clubes: Mac-MA, Nacional-RS, Grêmio-RS, Cruzeiro-MG, Palmeiras B-SP e Sampaio-MA