terça-feira, 30 de novembro de 2010

João Castelo, o piadista

Não amigos, o Blog não se voltou para a política. Mas este é importante fazer este destaque aqui, pois este setor interfere e muito no futebol maranhense. O último exemplo disso é o interesse em fazer com que São Luis seja sub-sede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Como já disse, São Luis não tem condições de ser sub-sede da Copa, mas para o prefeito do capital maranhense, João Castelo, a cidade pode até ser sede da competição. Para o prefeito fanfarrão basta que o governo estadual passe o estádio para a administração municipal que ele garante a conclusão da recuperação do Gigante da Ilha.

Ou seja, ele está prometendo concluir o Castelão em pouco menos de dois anos, e ainda fazer com que São Luis receba os jogos da Copa do Mundo. No ponto de vista do prefeito para isso acontecer basta que uma das cidades sedes desista de receber os jogos, o que é praticamente impossível, para a bola ficar com São Luis.

Bem vamos aos fatos e voltar novamente aos números. O Castelão está fechado há cinco anos, três governadores (Zé Reinaldo, Jackson Lago e Roseana Sarney) já estiveram no comando do Maranhão neste período, R$ 50mi foram gastos e nada foi feito. Bem se os números não forem suficientes vamos trazer a situação do Nhozinho Santos à tona.

O estádio que é exclusivamente da administração municipal está com o gramado em estado deplorável, todo ano passa por uma reforma para inglês ver e até hoje ninguém sabe o que é iluminação por lá. Depois dizem que sou pessimista, mas dá pra acreditar que São Luis vá ser sub-sede da Copa, ou muito mais sede da competição?

Siga o Blog no Twitter

Clubes querem manter seus elencos para 2011

Os clubes maranhenses dão indícios de que querem manter a base dos seus elencos para 2011. Sampaio e Moto já acertaram a permanência dos seus treinadores, Sandow Fecques e Dirceu Matos, respectivamente. Agora começam a renovar o contrato com seus atletas, para não terem de fazer grandes modificações no grupo.

No Papão a única baixa foi a saída do meia Zé Augusto. O jogador acertou com o Guarani de Juazeiro-CE, que também tem as mesmas cores do Guarany-CE, campeão da Série D de 2010. Apesar disso a diretoria trabalha no intuito de manter a espinha dorsal da equipe que ajudou o time a retornar para a primeira divisão estadual.

No Sampaio tudo indica que o presidente Sérgio Frota terá trabalho para renovar com os atletas. Por conta da conquista do campeonato maranhense, muitos jogadores ficaram valorizados, entre eles o atacante Wescley, grande destaque do tricolor na competição.

Outros jogadores que também se destacaram na competição, como o goleiro Rodrigo Ramos, os laterais Edson e Deca e o volante Robson Simplício já teriam renovado o contrato com o tricolor. A meta do presidente tricolor é manter a base para realizar uma boa Copa do Brasil e conseguir o retorno à Série C.

O Iape por sua vez deve resolver o problema no que tange ao comando da equipe. Com o técnico Cabrera em xeque, sua permanência na equipe dependerá de sua atuação no comando do Canarinho na Copa São Paulo.

O único clube que ainda não há nenhuma definição é o Mac. A equipe ainda definirá o futuro dos atletas após uma reunião da diretoria para decidir quem fica e quem sai. Apenas o técnico Arlindo Azevedo segue confirmado para 2011.

O Imperatriz também segue na contra mão dos demais times. Ao que tudo indica o time terá todo o elenco reformulado para a próxima temporada. A permanência do técnico Hugo Sales ainda é duvidosa e nomes como o de Vinícius Saldanha, Fito Neves e agora o de Cabrera ganham força nos bastidores da equipe.

Siga o Blog no Twitter

Há 13 anos, Sampaio era campeão da Série C

Há 13 anos, o clube de maior história do futebol maranhense, o Sampaio, conquistava o título da Série C de 1997, de forma invicta. Foi uma longa e dura jornada para a conquista do título. Na final contra o Francana-SP, o Castelão ficou pequeno para a massa boliviana.

Sampaio foi campeão invicto da Série C de 1997 / Foto: História do Futebol
Por sinal o público daquela decisão, 70mil tricolores presentes, é o maior do futebol maranhense registrado até os dias de hoje. Outro destaque daquele time foi o artilheiro Marcelo Baron, que terminou na artilharia da competição com nove gols marcados.

Apesar dos reais motivos para comemorar os 13 anos daquela grande conquista, o Sampaio não tem muito que comemorar nos dias de hoje. Desde aquele ano a equipe conseguiu se manter na Série B até 2002, quando foi rebaixado para a Série C.

Na Série C o tricolor não conseguiu mais retornar à Série B do Brasileirão e para piorar a situação em 2009 caiu para a Série D. Em 2010 a equipe tinha tudo para retornar à Série C, mas acabou caindo diante do Guarany-CE.

Apesar dos insucessos, o time ganhou mais uma chance para tentar reviver no cenário nacional. Após a conquista do campeonato maranhense de 2010 o tricolor começa a se planejar para 2011 na esperança de retornar à Série C.

Apesar de tudo isso, parabéns ao Sampaio!

Confira os dados da campanha campeã do Sampaio em 1997

Primeira Fase
Santa Rosa-PA 0×0 Sampaio
Sampaio 1×0 River-PI
4 de Julho-PI 0×1 Sampaio
Sampaio 4×0 Santa Rosa-PA
Segunda Fase
Sampaio 1×1 Quixadá-CE
Quixadá-CE 0×1 Sampaio
Terceira Fase
Santa Rosa-PA 0×0 Sampaio
Sampaio 3×2 Santa Rosa-PA
Quadrangular Final
Francana-SP 1×1 Sampaio
Sampaio 3×0 Tupi-MG
Sampaio 1×1 Juventus-SP
Juventus-SP 2×2 Sampaio
Tupi-MG 0×1 Sampaio
Sampaio 3×1 Francana-SP

Estatísticas
Jogos: 18
Vitórias: 12
Empates: 6
Derrotas: 0
Gols pró: 31
Gols contra: 11
Saldo de gols: 20
Artilheiro: Marcelo Baron (Sampaio Corrêa): 9 gols
Maior média de Público da Série C 1997.
Maior público (70.000) Sampaio 3×1 Francana

Time base
Geraldo, Erly, Ney, Gelásio e Lélis; Luís Almeida, Renato Carioca, Ricardo e Adãozinho; Jó e Marcelo Baron. Técnico: Pinho.

Siga o Blog no Twitter

Dr. Chicão assume a FMF e já prepara o terreno para Alberto Ferreira

Dr Chicão já prepara a volta de Alberto Ferreira / Foto: Blog do Edivan Fonseca
Com o afastamento temporário de Alberto Ferreira, da presidência da Federação Maranhense de Futebol (FMF) decretado pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA ), Antônio Américo, o vice Dr. Chicão assumiu interinamente o cargo na instituição.

Ele é um dos quatro vices de Alberto Ferreira, que ainda conta com Cassas de Lima, Robson Vasconcelos e Luiz Bulcão, mas não houve necessidade de consenso para Dr. Chicão assumir o cargo. Pois o regimento da FMF determina quem assume no caso do impedimento do titular, neste caso o Dr. Chicão.

O presidente interino já assumiu e começou a preparar a relação do que já está sendo providenciado conforme pedido pelo TJD-MA. Para lembrar, Alberto Ferreira foi afastado pelo simples fato de não ter equipado o Tribunal.

Dado estes detalhes é certo que Alberto Ferreira ganhou apenas um período de férias da FMF e em breve voltará à sua casa.

Siga o Blog no Twitter