terça-feira, 2 de agosto de 2011

Spencer Tamião não é mais o preparador físico do Sampaio

Após a derrota diante do Comercial, o preparador físico Spencer Tamião não faz mais parte da comissão técnica do Tricolor. O novo preparador deve será escolhido somente após uma reunião entre o presidente Sérgio Frota e o técnico Josué Teixeira.

A queda de Spencer Tamião ocorreu por causa do preparo físico dos atletas, que não foram bem contra o Comercial. Sete jogadores reclamaram de câimbras e o volante Robson Simplício passou mal nos vestiários do estádio Albertão.

A saída de Spencer Tamião já teria sido oficializada no final da última segunda-feira (1). O substituto para o cargo já teria sido indicado pelo diretor Edivaldo Coelho. Este seria o Paulo Roberto, que já trabalhou com Spencer, mas não teve o nome aprovado pela comissão técnica e pela diretoria.

Alberto Ferreira não envia documentos solicitados pelo Ministério Público

Alvo de uma investigação sobre irregularidades no comando da Federação Maranhense de Futebol (FMF), o presidente da entidade Alberto Ferreira, não enviou a documentação solicitada pelo Ministério Público. O cartola alegou que não há a necessidade de que os dados solicitados sejam de domínio público, já que a FMF se trata de uma entidade privada.

No ofício publicado no site da entidade, ainda na última segunda-feira (1), Alberto Ferreira informa que apresentará a documentação somente quando for intimado judicialmente. O argumento de Alberto Ferreira, que a FMF se trata de uma entidade privada, é semelhante ao argumento do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que julga não haver necessidade de expor os dados da entidade, já que se trata de uma “empresa privada”

"Os documentos solicitados, serão fornecidos somente por meio de ordem judicial, pois, entendemos, permissa venha que o Ministério Público não tem legitimidade para exigir a referida requisição, em face de que não há interesse público no presente questionamento, e, ainda, no que concerne aos interesses dos torcedores, eles próprios podem agir, dentro dos limites estabelecidos na Lei nº 10.671/2003, sem qualquer ingerência do õrgão do Parquet”, diz o ofício.

Tal qual como Alberto Ferreira, Ricardo Teixeira vem sendo alvo de várias acusações sobre corrupção, na atmosfera da CBF e da FIFA. Alberto Ferreira por sua vez é acusado de várias irregularidades no comando da FMF, onde ele está presente há 40 anos e é presidente há 20 anos.

Ainda segundo o ofício assinado pelo presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, “é de domínio público, que a Promotora que preside a referida ação civil, instaurada por interesses de determinados radialistas que atuam na crônica esportiva do Maranhão, empregados da Rádio Mirante AM, desejosos na saída da presidência do seu representante legal, procuraram a nominada Promotora de Justiça, para intervir no presente caso, tendo a mesma, de logo, sem qualquercomprovação, afirmado que o colocaria para fora da FMF, feito diversos pronunciamentos públicos, com acusações inverídicas de fatos que sequer tem conhecimento”.

Túlio Maravilha na mira do Cordino

Eterno ídolo do Botafogo, Túlio está na mira do Cordino
Para reforçar o elenco que disputará a Copa União, o Cordino vai atrás de um reforço de peso para a competição. O atacante Túlio Maravilha, ídolo do Botafogo e da Seleção Brasileira na década de 90, é o alvo da equipe de Barra do Corda.


No início do ano, Túlio defendeu o Barras na Copa do Brasil e recentemente teve uma passagem na terceira divisão do futebol cearense. Com 42 anos, o artilheiro segue em busca dos 1000 gols em sua carreira, para igualar o feito de Romário e Pelé.


A diretoria do Cordino não revela os valores das negociações e nem qual o avanço dos contatos com o jogador. Em sua passagem pelo Barras, o atacante recebeu R$ 30mil para disputar apenas um jogo.


Para chegar ao gol 1000 Túlio tem aceito todo o tipo de desafio e pelas suas contas faltam apenas 35. Caso acerte com o Cordino, o atacante ainda teria que procurar uma forma para conciliar a carreira de jogador com a carreira de deputado.

Estão fazendo tempestade em um copo d'água

Após a derrota para o Comercial no último domingo, o Sampaio perdeu uma invencibilidade de 14 jogos. Apesar disso, o Tricolor segue líder do grupo A2 na Série D, e deve garantir a classificação para a próxima fase da competição, só fazendo o dever de casa.

Mas, para algumas pessoas, inclusive para o presidente Sérgio Frota, a derrota foi algo inadmissível, que significa que o time tem que sofrer mudanças. Não é por aí. Foi uma derrota inesperada, com o time jogando mal, mas aconteceu.

O time está bem, não teve um bom dia, simples. Não só o presidente, mas parte da crônica esportiva maranhense já trata de fazer tempestade em um copo d’água. Em um dos periódicos da capital maranhense vem a manchete no caderno de esportes “Sampaio faz contas para traçar meta no Brasileiro da Série D”, como se o clube estivesse em situação complicada, como o São Raimundo, que ainda não pontuou e este sim já faz as contas para definir seu futuro no certame.

Sinceramente, eu fiquei surpreso negativamente com o tamanho da repercussão e as declarações do mandatário Tricolor, que já admitiu a possibilidade até mesmo de mudar o preparador físico. Confesso, que vejo essa atitude e toda este “destaque” como atitudes de torcedores.

O Sampaio tem time e não precisa “fazer contas” para traçar sua meta na Série D. A equipe precisa apenas fazer o dever de casa e ir tentando beliscar pontos fora de casa, como foi na estreia contra o São Raimundo. Não há necessidade desse alarde todo e desta tempestade que estão fazendo.

Foi concluída apenas a terceira rodada da competição, o Sampaio apesar da derrota, segue líder do grupo A2 e tendo um dos melhores desempenhos da Série D. Querer conturbar todo o trabalho agora, aí sim é o que pode derrubar esse time na competição.

E até os números mostram que não há necessidade para tamanho alarde. Eram 14 jogos de invencibilidade, 2 empates e 11 vitórias. A derrota não era esperada, mas aconteceu, talvez até na “hora certa”, pois a equipe tem que mostrar como vai lidar com isso.

Mas, reforço, o Sampaio tem o melhor time e elenco do grupo e é líder, mesmo com a derrota. Estão fazendo tempestade em um copo d’água e aí sim, o time pode perder o foco e acabar sendo prejudicado no restante da competição.

Líderes perdem e Santa Cruz empata

No fechamento da terceira rodada da Série D, Sampaio e Bahia de Feira conheceram suas primeiras derrotas na competição. Além disso, o Santa Cruz, acumulou mais um empate na competição.

Pelo grupo A2, o Sampaio jogou mal e perdeu de virada para o Comercial por 2 a 1, mas manteve a liderança. Pelo mesmo grupo, o Trem venceu o São Raimundo por 2 a 0 e divide a liderança com o Tricolor maranhense.

No grupo A4, o líder Bahia de Feira também perdeu, em casa, por 2 a 1, diante do Treze, mas também manteve a ponta na classificação. Outro nordestino com destaque, o Santa Cruz, dava indícios de que venceria o Porto, mas acabou cedendo mais um empate.

No grupo A8, o Juventude perdeu por 2 a 1 para o Cianorte, que assumiu a liderança. No mesmo grupo, o Metropolitano venceu o Brusque, que praticamente já dá adeus às chances de brigar por uma vaga na próxima fase.

Sábado - 30 de julho
16h - CENE 4x1 Mirassol
16h - Nacional 1x2 Penarol
16h - Vila Nova 1x0 Formosa
18h - São Mateus 1x4 Audax
19h - Plácido de Castro 1x0 Cuiabá
20h - Coruripe 2x1 Vitória da Conquista

Domingo - 31 de julho
10h - Guarani de Juazeiro 0x1 Alecrim
16h - Comercial 2x1 Sampai0
16h - Porto 2x2 Santa Cruz-PE
10h - Bahia de Feira 1x2 Treze
16h - Tocantinópolis 3x2 Itumbiara
16h - Cerâmica 1x1 Operário
16h - Cianorte 2x1 Juventude
16h - Metropolitano 2x1 Brusque
17h - Gama 1x1 Tupi

Segunda - 01 de agosto
20h30 - Trem 2x0 São Raimundo

De virada, Comercial vence o Sampaio

Na tarde do último domingo (31), o Sampaio conheceu sua primeira derrota, após 14 jogos, sendo 13 sob o comando de Josué Teixeira. O Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Comercial, mas manteve a liderança do grupo A2, com seis pontos, enquanto que o time piauiense somou seus primeiros pontos na competição.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes tendo chances de gol, mas logo o Comercial se impôs sobre o Sampaio. Com a pressão piauiense, o goleiro Rodrigo Ramos, com grandes defesas, logo se tornou o principal nome Tricolor do jogo.

Apesar do Comercial ser melhor, foi o Sampaio que saiu na frente. Aos 36, Orlando roubou a bola no meio campo, avançou e chutou cruzado, Neto defendeu, mas no rebote Edgar abriu o placar para o time maranhense. Mas ainda na primeira etapa, aos 42, em uma bola cruzada na área, Zé Rodrigues subiu mais alto que toda a zaga do Sampaio e deixou tudo igual.

O segundo tempo foi da mesma forma que a primeira etapa, com o Sampaio perdido em campo e o Comercial pressionando. E sendo melhor, os piauienses conseguiram a virada, aos 36, com Ricardo Oliveira aproveitando um rebote e Rodrigo Ramos, dando números finais ao jogo.

Com a vitória o Comercial somou seus primeiros três pontos na competição e volta a campo no próximo domingo (7), quando encara o Trem. Já o Sampaio voltará a campo somente no dia 14, quando recebe o Independente, no estádio Nhozinho Santos.

Ficha técnica

Comercial: Neto, Barata (Tote), Rafael Araújo, Juba (Ricardo Oliveira) e Fred; Ivan, Cleiton, Evandro e Fábio (Kell); Zé Rodrigues e Toni
Técnico: Aníbal Lemos

Sampaio: Rodrigo Ramos; Deca, Mimica, Wallax e Marquinhos; Robson Simplício, Luiz Maranhão, Marcus Vinícius (Kléo) e Cleiton; Edgar (Jonathan) e Orlando (Marcelo Maciel).
Técnico: Josué Teixeira

Local: Albertão, em Teresina (PI)
Data: 31/07/2011
Horário: 16h
Arbitragem: Gleyston Gonçalves da Silva (CE)
Auxiliares: José dos Santos Xavier (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)