quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sampaio e Maranhão iniciam a decisão do returno

Na noite desta quinta-feira (1), Maranhão e Sampaio iniciam a decisão do returno da Copa União, às 20h15 no Nhozinho Santos, onde o MAC tentará se aproximar da vaga na Copa do Brasil e o Tricolor ficar próximo do título por “arrastão” da competição. O Tubarão, por ter melhor campanha, joga por dois empates ou uma derrota e uma vitória pelo mesmo saldo de gols.

Apesar da decisão em campo envolver apenas MAC e Sampaio, nas arquibancadas o Santa Quitéria estará de olho para assegurar a vaga na Copa do Brasil de 2012. Isso porque se o Tricolor conquistar o título do returno, a segunda vaga do Estado ficará com a Raposa da Baixada, que já garantiu o vice-campeonato geral, por somar 28 pontos.

Para este jogo o Sampaio não contará com o zagueiro Robinho, lesionado, com isso Germano será o titular. Em contrapartida, o meia Eloir, poupado no último jogo, e zagueiro Mimica, que cumpriu suspensão, voltam ao time para este primeiro jogo da decisão.

Pelo Maranhão, o técnico Arlindo Azevedo não contará com o volante Wellington e o atacante Robson Belfort, ambos lesionados, além do goleiro Milton, que está suspenso. Com isso Raimundão retorna ao gol atleticano e no meio campo, Deco reaparece após cumprir suspensão.

Ficha técnica

Maranhão: Raimundão; Dailson, Paulo Ricardo, Lucas e Denilson; Deco, Francisco Júnior, Curuca e Kleber Bambam; Gilson e Alberto
Técnico: Arlindo Azevedo

Sampaio: Rodrigo Ramos; Arlindo Maracanã, Mimica, Germano e Deca; Robson Simplício, Eloir, Kléo e Cleiton; Edgar e Júnior Chicão
Técnico: Josué Teixeira

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Horário: 20h15
Arbitragem: Mayron Frederico dos Reis Novaes
Auxiliares: Sandro do Nascimento Medeiros e Roberto da Costa

Campeonato Maranhense poderá ter até 12 clubes e Série C

O presidente da FMF, Antônio Américo, e o diretor de futebol, Evandro Marques, estão estudando a possibilidade da criação de mais uma divisão no futebol maranhense, além de acrescer o número de participantes na divisão principal para 2013. Uma das novidades poderá ser o acesso de quatro equipes da Segundinha.

Segundo Antônio Américo, com a FMF sob nova gestão, várias equipes demonstraram interesse em disputar o Campeonato Maranhense. Com isso, a Série B não teria capacidade para atender à demanda inesperada e já é estudada a possibilidade da criação de uma Série C Estadual.

Além da criação de mais uma divisão, o mandatário do futebol maranhense trabalha com a possibilidade de quatro equipes conquistarem o acesso para a divisão principal em 2013. Entretanto, na divisão principal seria mantido a queda de dois times, o que acarretaria em 12 equipes presentes no Campeonato Maranhense de 2013.

As intenções de Antônio Américo são até boas, mas um Estadual com 12 equipes é praticamente impensável, até pelo tempo maior que seria exigido. Ao meu ver, o melhor seria enxugar e deixar a divisão principal com apenas oito equipes, como foi na Copa União. Outro problema é quais seriam os critérios para separem as equipes em Série B e C.

Vale destacar que nesta temporada apenas Timon, Sabiá e Viana disputaram a Segundinha, dentre as quais o Timon não conseguiu o acesso. No Estadual, Iape foi rebaixado por desistir da competição, mas ao mesmo tempo encerrou as atividades no futebol, o Nacional foi rebaixado pelas dívidas na FMF, mas até o momento não há noticias de que o clube pretende retornar em 2012.

Copa do Brasil de 2012 poderá contar com times da Libertadores

Segundo o Blog do PVC, os clubes classificados para a Libertadores deverão disputar a Copa do Brasil em 2012. A mudança ainda não é oficial, mas desde antes do anúncio do calendário de 2012, a possibilidade já era estudada, principalmente em virtude da eliminação do Corinthians ainda na pré-Libertadores nesta temporada.

Caso ocorra a mudança, como PVC expõe, os clubes que estiverem disputando a Libertadores deverão estar assegurados em fases mais avançadas da Copa do Brasil, enquanto os menores se enfrentarão nas fases anteriores. A Copa do Brasil de 2012 está prevista para ter início no dia 7 de março.

Vale lembrar que nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, se o clube visitante vencer por dois ou mais gols, elimina a necessidade do jogo de volta. Por enquanto, o Sampaio é o único maranhense assegurado na competição, por ter sido campeão estadual. Maranhão e Santa Quitéria brigam pela segunda vaga do Estado na competição.

Mimica e Eloir voltam ao time, mas Robinho é dúvida

Mimica volta ao tima após cumprir suspensão
O time do Sampaio estará reforçado para o primeiro jogo da final do returno da Copa União contra o Maranhão. Para a primeira decisão, o Tricolor contará com o retorno do zagueiro Mimica e do volante Eloir, mas a presença de Robinho ainda é dúvida.

Mimica volta após cumprir suspensão, enquanto que Eloir foi poupado na última partida contra o São José. Dessa forma, Kleo deverá perder a condição de titular no meio campo Tricolor.

Na zaga, Johildo poderá permanecer entre os titulares, caso Robinho não se recupere para este jogo. O zagueiro deixou o jogo contra o São José após sentir dores na coxa e será reavaliado para saber se terá condições de jogo para encarar o MAC.

Por ter a melhor campanha o Sampaio joga com a vantagem de dois empates ou uma derrota e uma vitória pelo mesmo saldo de gols para ficar com o título do returno. O primeiro jogo da decisão contra o Maranhão será na próxima quinta-feira (1), às 20h15 no Nhozinho Santos.