terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Miranda e Paulo Ricardo são anunciados como reforços no Guarani de Juazeiro

O lateral esquerdo Miranda e o zagueiro Paulo Ricardo já estão com o futuro traçado para 2012. Longe do Parque Valério Monteiro, a diretoria atleticana negociou os dois jogadores com o Guarani de Juazeiro, onde a dupla deverá desembarcar na próxima quinta-feira (16).

Miranda e Paulo Ricardo devem ser apenas emprestados, já que possuem contratos até 2013 e 2014, respectivamente. A diretoria atleticana ainda negociará com outros jogadores a permanência para a próxima temporada e reforços deverão ser procurados somente após o anúncio do novo técnico.

O presidente Antônio Macedo já garantiu que o novo técnico do Maranhão virá do Rio Grande do Sul. A diretoria espera fazer o anúncio ainda durante esta semana, para já dar início à montagem do elenco para 2012.

Sampaio desiste de negociar Cleiton, Eloir e Johildo

A diretoria do Sampaio desistiu de negociar o zagueiro Johildo, o volante Eloir e o meia Cleiton. Destes, Eloir e Cleiton foram titulares em 2011 e com isso seguirão na equipe para a próxima temporada, enquanto que Johildo deverá ser o substituto imediato de Mimica, que deverá deixar o time.

Segundo a diretoria do Sampaio, os meias Cleiton e Eloir estavam sendo sondados pelo Náutico, enquanto que Johildo seria emprestado ao Coruripe. Com a permanência do trio, praticamente está definido o grupo que permanecerá na equipe em 2012.

Apesar disso, o Tricolor ainda pode perder alguns jogadores. A dupla de zaga Mimica e Robinho deverão ser negociados. Mimica tem contrato somente até o final do ano com o Sampaio, enquanto que Robinho poderá ser emprestado para o futebol paulista.

Com estas definições, o técnico Josué Teixeira espera que sejam contratados dois zagueiros, um lateral, um volante, dois meias e dois atacantes. Os primeiros contratados deverão ser anunciados na próxima quinta-feira (16), quando o presidente Sérgio Frota concederá uma coletiva no Parque José Carlos Macieira, ás 10h.

Confira os jogadores que permanecem no Sampaio para 2012

Goleiros: Rodrigo Ramos, David e Jean
Laterais: Pedro Junior, Arlindo Maracanã e Deca
Zagueiros: Johildo
Volantes: Luiz Maranhão e Eloir
Meias: Kléo e Cleiton
Atacantes: Célio Codó e Junior Chicão

MAC anuncia a saída do zagueiro Paulo Ricardo

Paulo Ricardo não defenderá o MAC em 2012
Uma das revelações do Maranhão nos últimos anos, o zagueiro Paulo Ricardo não deverá permanecer na equipe em 2012. O presidente Antônio Macedo anunciou que o beque deverá ser negociado com outros times e dessa forma sua permanência no Parque Valério Monteiro está descartada.

Apesar de ter contrato até 2014, a diretoria deverá emprestar ou até mesmo negociar em definitivo o atleta. Além de Paulo Ricardo, que não teve o clube de destino divulgado, o lateral esquerdo Miranda também está de saída para o Guarani de Juazeiro, para onde deverá ser apenas emprestado.

Com isso já são sete jogadores que deixaram o Parque Valério Monteiro. Anteriormente o zagueiro Lucas, os volantes Francisco Junior, Wellington e Romário, e o atacante Alberto, já haviam se desligado do clube. O meia Kleber Bambam ainda não definiu se permanecerá para 2012 e até o momento apenas Milton garantiu que permanecerá para a próxima temporada. O atacante Edgar e o lateral direito Denílson também deverão ter seus futuros definidos nos próximos dias.

Sampaio encara o Atlético-PR e Santa Quitéria terá pela frente o ASA

Na manhã desta terça-feira (13), a CBF divulgou o diagrama da Copa do Brasil de 2012, que será a última com 64 clubes. Sampaio e Santa Quitéria serão os representantes maranhense na competição, que começará no dia 7 de março.

O Sampaio terá como adversário logo na primeira fase o Atlético-PR. Em 2009 o Furacão eliminou o Tricolor na segunda fase, após os maranhenses terem passado pelo São Domingos. Na ocasião o jogo em São Luis terminou empatado em 1 a 1 e no jogo de volta, o rubro-negro paranaense venceu por 2 a 1.

Já o Santa Quitéria, que fará sua estreia em competições nacionais, irá encarar o ASA. A Raposa da Baixada ainda não sabe se poderá utilizar o Rodrigão e caso não possa usar o estádio da cidade, deverá mandar seu jogo no Nhozinho Santos, em São Luis.


Se o Sampaio avançar terá pela frente Criciúma ou Madureira na segunda fase. Já o Santa Quitéria poderá enfentar Coritiba ou Nacional-AM. Vale lembrar que nas duas primeiras fases se o mandante perder por dois gols de diferença não há a necessidade da realização do segundo jogo

Confira todos os jogos da Copa do Brasil de 2012


Palmeiras-SP x Coruripe-AL
América-RN X Horizonte-CE
Ceará-CE x Gama-DF
Paraná-PR x Luverdense-MT
Cruzeiro-MG x Rio Branco-AC
Chapecoense-SC x São Mateus-ES
Atlético-PR x Sampaio Corrêa-MA
Criciúma-SC x Madureira-RJ
Grêmio-RS x River Plate-SE
Ipatinga-MG x Real Noroeste-ES
Náutico-PE x Santa Cruz-RN
Fortaleza-CE x Comercial-PI
Bahia-BA x Auto Esporte-PB
Remo-PA x Real-RR
Portuguesa-SP x Cuiabá-MT
Juventude-RS x Operário-PR
São Paulo-SP x Independente-PA
Bahia de Feira-BA x Aquidauanense-MS
Atlético-GO x Gurupi-TO
Ponte Preta-SP x Sapucaiense-RS
Atlético-MG x CENE-MS
Santa Cruz-PE x Penarol-AM
América-MG x Boavista-RJ
Goiás-GO x Paulista de Jundiaí-SP
Coritiba-PR x Nacional-AM
ASA-AL x Santa Quitéria-MA
Sport-PE x 4 de Julho-PI
Paysandu-PA x Espigão-RO

Moto segue como melhor maranhense e Sampaio sobe no ranking da CBF

Na manhã desta terça-feira (13) a CBF divulgou os Rankings de Clubes e Federações, além do diagrama, com os 64 participantes da Copa do Brasil de 2012. No ranking a principal mudança foi a consideração dos títulos e vices de 1959 até 1970, em virtude da unificação dos campeonatos homologada em 2010.

Com isso o Grêmio deixou a liderança e o Santos é o novo líder com 2358 pontos. Entre os maranhenses, o Moto segue como o melhor clube posicionado, com 304 pontos, mas caiu da 59ª para a 60ª posição. Já o Sampaio ganhou três pontos e passou para os 267 pontos, subindo da 64ª para a 62ª posição.

O Maranhão com 166 pontos segue em 80º, mas o Imperatriz, com 43 pontos caiu da 136ª para a 139ª posição. Bacabal e Caxiense, cada uma com apenas três pontos, caíram da 271ª para a 276ª, assim como JV Lideral, Santa Inês e Viana, que deixaram a 295ª para ocuparem a 302ª. Fechando os maranhenses no RNC, a novidade é o Iape, que com a participação na Copa do Brasil, ganhou um ponto e ocupa a 350ª posição ao lado de Chapadinha, Coroatá e Tocantins. A Federação Maranhense de Futebol segue na 17ª posição, com 796 pontos.

Os Maranhenses no RNC
60 – Moto – 304 pontos
62 – Sampaio – 267 pontos
80 – Maranhão – 166 pontos
136 – Imperatriz – 43 pontos
276 – Bacabal – 3 pontos
276 – Caxiense – 3 pontos
302 – JV Lideral – 2 pontos
302 – Santa Inês – 2 pontos
302 – Viana – 2 pontos
350 – Chapadinha – 1 ponto
350 – Coroatá – 1 ponto
350 – Tocantins – 1 ponto
350 – Iape – 1 ponto

Santos não é zebra, mas seria surpreendente a vitória sobre o Barcelona

Neymar é a esperança do título santista
Santos e Barcelona, a esperada final do Mundial de Clubes de 2011. Os times da moda, o tão esperado duelo entre Neymar e Messi. Para o Barcelona, praticamente a obrigação de ganhar, já ao Santos, se vencer, o mundo irá reverenciar ainda mais a geração de Neymar e cia.

Entretanto, vamos aos fatos. Barcelona é muito superior ao Santos. Messi, Xavi, Iniesta e Fabregas, só estes já deixam o time do Santos no tapete. É incrível a superioridade catalã, para o Santos, a esperança de um dia inspirado de Neymar, o que poderá tirar o sono de Puyol e Piqué, e vale lembrar o homem-gol Borges, artilheiro do Brasileirão com 23 gols.

Não há como exigir que o Santos seja campeão contra o Barcelona, isso é fato. Se o time de Muricy for campeão será um fato, até certo ponto esperado, mas que ainda pode ser considerado uma surpresa. Não chega a ser uma zebra, até porque esse time do Santos, penso eu, que se disputasse La Liga poderia aparecer como forte concorrente ao terceiro posto da competição.

Outro ponto deste jogo é que poderá trazer uma breve ilusão de que Neymar seja melhor que Messi. Entretanto, convenhamos, o argentino está em um patamar muito acima do brasileiro de apenas 19 anos. Além disso, Neymar é craque, mas ainda está muito longe de ser o melhor do mundo.

Mas antes da final, há a semifinal. O Santos vai encarar o Kashiwa Reysol, que eliminou o Auckland e o Monterrey. Já o Barcelona terá pela frente o Al Sadd, que passou pelo Espérance. Nenhuma dificuldade para as duas equipes, e vale uma observação no jogo dos espanhóis, já que há a possibilidade de um time misto.

Só para lembrar na última rodada da fase de grupos da Champions League, o Barcelona foi a campo com o time reserva, que contou com os brasileiros e irmãos, Rafael Alcântara e Thiago Alcântara, este já naturalizado espanhol. Com uma facilidade incrível golearam o Bate por 4 a 0. Ou seja, Barcelona, titular ou reserva, deve ser respeitado e observado. Logicamente, Guardiola não irá mandar os reservas contra o Santos.

Rugby Day fecha o ano do esporte do Maranhão

Jogo festivo encerrou a temporada do rugby maranhense
No último domingo (11) foi realizado o primeiro Rugby Day no Maranhão, onde mais de 200 pessoas, entre atletas, familiares e admiradores do esporte, compareceram ao evento. Para os praticantes do esporte, o dia é considerado um marco significativo na história do rugby maranhense.

Além de ser um marco para o esporte, o evento marcou o encerramento da temporada de 2011 para a Associação Maranhense de Rugby (Amaru). Neste ano, o esporte praticamente fincou raízes em solo maranhense, já que foram realizados três amistosos interestaduais.

No primeiro jogo da história do rugby no Estado, o Maranhão perdeu por 15 a 9 para o Piauí e no segundo jogo contra os piauienses, nova derrota, por 22 a 3. Entretanto, no último amistoso, contra os paraenses do Acemira Rugby, onde o Maranhão venceu por 61 x 5.

No Rugby Day, duas equipes foram formadas para a disputa de um jogo festivo. No primeiro tempo, o time B saiu na frente com um try de Caio Barreto, somando cinco pontos. Mas devido a duas infrações, posteriormente convertidas, respectivamente, por Marcos Bispo e Macedo, o time A virou para 10 a 5.

No segundo tempo o time A ampliou com um try de Sérgio Barreto, que foi convertido por Marcelo Cintra, ampliando a vantagem em 17 a 5. Mas o time B reagiu e com um try de Caio Barreto, convertido por Carlos Ilteglan, diminuindo o placar para 17 a 12. Nos minutos finais, Vinícius Almeida conseguiu novo try para o time B, que foi convertido por Ilteglan, garantindo a virada e a vitória do time B.

Apesar do encerramento da temporada de 2011, a Amaru já iniciou o planejamento para 2012. No próximo ano o Maranhão disputará a Copa Nordeste de Rugby e os treinos começarão no dia 4 de janeiro e após um mês, no dia 4 de fevereiro será realizado o primeiro amistoso de pré-temporada, contra Centuriões Rugby Clube, do Ceará.