sábado, 28 de janeiro de 2012

Cordino atuou com dois jogadores irregulares na estreia

A bagunça é generalizada. Após as irregularidades constatadas no Moto, Sabiá e São José, é a vez do Cordino ter entrado com jogador irregular na estreia do Campeonato Maranhense. Os jogadores Nilton Maranhão e Allan tiveram seus contratos registrados apenas na quarta-feira (25), mas foram relacionados para o jogo contra o São José na estreia.

Ambos estavam no banco de reservas e apenas Nilton entrou no segundo tempo do jogo. Com isso, a equipe de Barra do Corda é mais uma com jogador irregular na primeira rodada do Campeonato Maranhense.

Atualmente com quatro pontos, o Cordino poderá ficar com -2 ou -1, dependendo da atualização do artigo 214 do CBJD. A FMF ainda irá se pronunciar sobre as irregularidades nos clubes, mas outras equipes já articulam as denúncias sobre os times irregulares.

O certo é que as equipes não podem ficar sem punição. Se querem mudança no futebol maranhense, o primeiro passo é cumprir o regulamento aprovado por todos. Com isso, já podemos dizer que Sabiá, Moto, São José e Cordino já estão na briga contra o rebaixamento, dependendo agora apenas da oficialização das punições.

São José também estava irregular; clubes podem ficar com -5 pontos

Após a constatação da irregularidade dos elencos de Moto e Sabiá, na primeira rodada do Campeonato Maranhense, foi a vez do São José entrar para o time dos irregulares. Apenas na quinta-feira (26), os jogadores do Peixe Pedra tiveram seus nomes publicados no BID e com isso atuaram irregularmente diante do Cordino no domingo (22).

Dessa forma, Moto, Sabiá e São José podem ser punidos segundo o artigo 214 do CBJD, que diz a respeito da atuação de jogadores em condição irregular. Até 2011, o CBJD previa a perda dos pontos conquistados, além outros três pontos pela atuação irregular dos jogadores. Entretanto, a legislação teria sido atualizada e as equipes não perderiam os pontos conquistados no jogo, mas somente cinco pontos, ou seja, o Moto ficaria com -2, enquanto que São José e Sabiá, que perderam na estreia, ficariam com -5 pontos.

O caso será julgado somente após uma denúncia formal, que poderá ser feita pela FMF ou por outros clubes. O caso ainda será analisado pela diretoria da FMF nos próximos dias.