quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Apesar da interdição, FMF mantém jogos no Nhozinho Santos

Após ser decretada a interdição do estádio Nhozinho Santos, a Federação Maranhense de Futebol (FMF), manteve o jogo entre São José e Moto para ser realizado na quinta-feira (9) no estádio. Entretanto, a promotora Lítia Cavalcanti garante que não haverá jogo enquanto o local não se adequar ao TAC, assinado em 2011.

O diretor técnico da FMF, Evandro Marques, disse que o presidente Antônio Américo, que está em Brasília, ordenou que a partida, seja mantida para o dia em que está marcada. Ou seja, para a diretoria da FMF o jogo entre Moto e São José será realizado às 20h15 da quinta-feira.

O presidente da AMA Clubes, Sérgio Frota, já anunciou que irá se reunir com os representantes dos clubes para evitar a interrupção do Campeonato Maranhense. Além disso, o cartola já afirmou que se necessário irá recorrer judicialmente.

Nhozinho Santos é interditado e demais e Campeonato Maranhense pode ser paralisado

Chegou ao fim o mistério sobre o Nhozinho Santos. Pelo menos para o jogo entre São José e Moto na quinta-feira (9), o estádio não será liberado e poderá ficar assim até que seja ajustado conforme os termos acertados no TAC, assinado no ano passado. O local foi interditado após uma inspeção na tarde desta quarta-feira, que contou com a presença da promotora Lítia Cavalcanti e o do comandante do Corpo de Bombeiros, William Figueiredo.

O estádio foi interditado, pois os termos do TAC (implantação do placar eletrônico, colocação de hidrante, ampliação do alambrado) não foram atendidos. Com a interdição o Campeonato Maranhense poderá ser até paralisado.

Até o momento apenas o estádio Frei Epifânio estaria regular, com laudos válidos até maio, segundo o jornal O Progresso. Os demais estádios do interior também passarão pela inspeção e poderão ser interditados nos próximos dias.

Com a constatação de que os estádios estavam irregulares um novo temor surge. Os clubes que escalaram jogadores irregulares, poderão alegar na justiça que o campeonato não poderia começar e há a possibilidade de que o torneio seja anulado, caso isso ocorra.

Vale lembrar que em entrevista à rádio Mirante AM, o presidente da FMF, Antônio Américo, reconheceu que os estádios estavam sem laudos e o Campeonato Maranhense não poderia ocorrer, mas mesmo assim o gestor não tomou nenhuma providência. A interdição também coloca em cheque os jogos do Sampaio e do Santa Quitéria pela Copa do Brasil, que agora passam a correr o risco de terem que ser realizado em outros Estados.

A CBF será notificada sobre a situação dos estádios maranhenses nos próximos dias. Somente após isso a entidade se pronunciará sobre a possibilidade da mudança dos jogos entre Sampaio e Atlético-PR; e Santa Quitéria e ASA.

Esses são os frutos da gestão Antônio Américo até aqui.

Sandow promove a volta de Kleber Pereira ao time titular e mais cinco mudanças

Após a derrota por 3 a 0 diante do Sabiá, o Moto volta a campo na quinta-feira (9) para encarar o São José, em busca da recuperação no Campeonato Maranhense. Para o técnico Sandow Feques a partida ganha caráter decisivo, onde um novo tropeço poderá significar sua demissão do cargo.

Diante da pressão, o treinador promove várias alterações no time, incluindo a volta de Kleber Pereira ao time titular. O atacante de 37 anos estreou no segundo tempo do jogo contra o Sabiá, mas pouco apareceu e desperdiçou a chance que teve para abrir o placar, imediatamente antes do primeiro gol adversário.

Apesar disso, Kleber deve voltar ao time titular e forma dupla com Adriano, substituindo Robson e Rafamar, que passara a semana se recuperando de lesão. Além disso, no meio campo, Laércio e Rafael perdem a vaga no time e a dupla Fabinho e Cacá formam a nova dupla de volantes.

As mudanças terminam no setor defensivo, onde o zagueiro Diego e o lateral esquerdo Júlio César, este último fez a estreia no time titular contra o Sabiá, são sacados do time. Com isso o zagueiro Carlinhos e o lateral Josivan retornam ao time.

Com apenas quatro pontos o Moto é o oitavo colocado no Campeonato Maranhense. A equipe ainda corre o risco de perder seis pontos, devido a escalação de jogadores irregulares na estreia do certame.

Celinho comemora ascensão do Viana, mas projeta mudanças no time

Após a quarta rodada, o Viana conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Maranhense e pulou da vice-lanterna para a quarta posição no certame. Para o técnico Celinho, esse crescimento ocorre no momento previsto, já que o campeonato vai chegando à segunda metade do primeiro turno.

“Empatamos em Imperatriz e Santa Quitéria e contra o São José perdemos várias chances. Contra o Cordino conseguimos mostrar nosso trabalho, agora que o time está começando a ter entrosamento. É o que falei no início do campeonato, a partir da quarta, ou quinta rodada, íamos ter a cara que esperamos. Agora é manter o trabalho”, disse Celinho.

Para a partida contra o Sabiá, o treinador, porém projeta algumas mudanças no time. Uma das novidades poderá ser a estreia do zagueiro Grafite, com passagens pelo Moto e São José. O beque deverá entrar no lugar de Gleisson, que será julgado junto com o atacante Claudio André, por causa da expulsão na partida contra o Santa Quitéria.

Caso Claudio André também seja punido, Zé Maria deverá entrar no time titular. Sabiá e Viana se encaram no próximo domingo (12), no estádio Djalma Campos.

Ética e futebol, mesma coisa que água e óleo

Em janeiro, Patrícia Amorim irritada com o assédio do Flu sobre Thiago Neves chorou pedindo ética aos dirigentes tricolores, que juravam não negociar com o meia. Um dia depois Thiago é anunciado nas Laranjeiras e como contra ataque, com toda a ética do mundo, Patrícia tenta dar o troco fazendo uma proposta para Rafael Moura, que não colou.

Ainda no mesmo Flamengo, em fevereiro, Luxa entra em campo para o jogo contra o Real Potosi já demitido e com Joel Santana já contratado para o cargo. Detalhe, parte dos jogadores já sabiam da demissão, e o Fla, clube da presidente que fala em ética, já tinha acertado com um substituto que estava, de certa forma com um cargo estável no Bahia.

No dia seguinte tentaram desmentir a informação, desqualificar os jornalistas que tornaram os fatos públicos, mas ao final do dia, Luxa caiu e Joel deixou o Bahia para ser anunciado no Fla no dia seguinte. Tudo isso é ética no futebol.

Em 2011, Kleber alega que tem uma proposta melhor do Fla e pede aumento no Palmeiras. O Verdão diz que ele cumpre o contrato por lá, mas pouco tempo (e confusões) depois, o atacante é afastado e negociado. Fora do clube dispara contra a comissão técnica, mas os jogadores desmentem o ex-palmeirense. Ética no futebol.

Voltando à 2012, o MAC empresta Edgar ao Sampaio, espera ajudar tanto o jogador, quanto o rival dentro das quatro linhas. No Tricolor o atacante vive sua melhor temporada, fatura dois prêmios de atleta do ano e de repente acusa a diretoria atleticana de ter falsificado a sua assinatura no contrato de 2009 a 2014. Ética no futebol.

Muitos falam que o atacante está buscando os direitos trabalhistas, mas a denúncia é feita apenas três anos após a assinatura do contrato? E se houve falsificação de assinatura, os dirigentes atleticanos não serão investigados e punidos criminalmente? Afinal, falsificação de assinatura é crime.

Mas e se a acusação for falsa, como sustenta a diretoria do MAC? Edgar responderá pelo crime de difamação e terá praticamente decretado o fim de sua carreira. Mas quem é o maior interessado em que o atacante ganhe o passe livre? Quem está orientando o jogador? Tudo isso deve ser levado em conta antes de falarmos de ética e futebol, que como diz o título deste texto é a mesma coisa que água e óleo.