quarta-feira, 9 de maio de 2012

Série D com 34 times confirmados e desistentes voltando

No dia 27 de maio o Brasileirão vai estar completo com o início da Série D, desta vez com o apoio financeiro da CBF. Até aqui 34 clubes estão confirmados, alguns desistentes mudaram de idéia e cinco vagas ainda estão em aberto.

Vamos começar pelos desistentes que retornaram à competição. Em Goiás, um dia antes do anúncio do apoio financeiro, Crac e Itumbiara haviam desistido da vaga, mas após as novidades anunciadas, os clubes mudaram de idéia e vão para a competição. As duas equipes estão no grupo A5.

No Rio Grande do Sul, após a série de desistências, foi confirmada a terceira vaga com o Cerâmica, no grupo A7. As outras duas vagas do Estado ficaram com Juventude e Brasil-RS, que ainda tenta um recurso para retornar à Série C.

Sobre a situação do Xavante, o clube conseguiu na justiça comum o “direito” de disputar a Série C. Entretanto a decisão de nada vale, já que a CBF pondera somente as decisões da justiça desportiva.

O Brasil-RS foi rebaixado pois perdeu seis pontos pela escalação irregular do lateral Claudio, que tinha cumprir um jogo de suspensão após ser contratado no Itumbiara. Entretanto, o jogador não cumpriu nenhuma suspensão e atuou contra o Santo André. O clube Xavante alega que o atleta não foi notificado que teria de cumprir a suspensão.

Voltando ao assunto de desistências, o Baraúnas que foi confirmado pela CBF no grupo A3, junto com Campinense, Petrolina, Ypiranga e Horizonte, ainda não sabe se vai participar da competição por causa das dificuldades financeiras, mesmo com o auxílio da CBF. Caso o Baraúnas desista, a vaga fica para o Santa Cruz-RN.

Entre as vagas em aberto estão as do Distrito Federal, Sergipe, Acre, Pará e Roraima. O grupo A2 é o que mais está indefinido já que aguarda os times acreano, paraense e roraimense.

Saiba com estão as brigas por essas últimas cinco vagas

Acre
A vaga será dada ao clube com melhor índice técnico após as semifinais, já que a decisão do Estadual acontece apenas no dia 30 de maio e as Federações tem até o dia 20 para registrar seus representantes. Com mais duas rodadas pendentes, Independência (22 pts), Plácido de Castro (20 pts) e Juventus (20 pts), além do Rio Branco, que disputa a Série C, estão indo para as semifinais.

Pará
A decisão do Estadual também é a decisão pela vaga na Série D. O segundo jogo da final será no dia 13 e o Cametá venceu o jogo de ida por 2 a 1. Agora joga por um empate contra o Remo para ser campeão estadual e ficar com a vaga do Estado na última divisão nacional.

Roraima
Ainda está tudo indefinido. Houve ameaça do Estado não ter representante, mas segundo o presidente da Federação, Zeca Xaud, será feito um torneio seletivo, que deve interromper o Estadual, com Atlético-RR, Náutico-RR, São Raimundo-RR, Real-RR, Rio Negro-RR e GAS para definir o representante do Estado na competição. Vale lembrar que nas últimas três edições da competição, Roraima indicou representante apenas para a primeira edição em 2009.

Distrito Federal
No Distrito Federal a vaga será disputada entre Luziânia e Ceilândia. A decisão do Candango começa no dia 13 e o jogo de volta será no dia 20, quando será conhecido o último time do grupo A5, que conta com Gurupi, CRAC, Itumbiara e CENE.

Sergipe
O Itabaiana, campeão do primeiro turno do Sergipano, aguarda o campeão do returno, que está sendo decidido por São Domingos e Confiança. No primeiro jogo empate sem gols entre as duas equipes e caso um novo empate ocorra, decisão nos pênaltis. O representante sergipano está no grupo A4 com CSA, Feirense, Vitória da Conquista e Sousa.