sábado, 19 de maio de 2012

Vai começar o Brasileirão com muita coisa em disputa


Para alguns clubes a principal competição do ano, para outros, relegada a segundo plano, dependendo do que acontecer na Copa do Brasil e na Libertadores, mas para o torcedor certeza de bons jogos e aí voltamos a lembrar: estadual não é parâmetro. Apesar do calendário esdrúxulo do futebol brasileiro, que coloca o nacional começando no meio da Libertadores, a competição promete grandes emoções.

Mas, quem são os favoritos pelo título, pelas vagas na Libertadores e Sul Americana? Além disso, quem tem que ter cuidado para não voltar à Série B? Aqui registro os palpites para o Brasileirão de 2012.

Vamos começar pela parte de baixo da tabela. Na briga contra o rebaixamento é bom o Cruzeiro ter cuidado para não sofrer seu primeiro descenso na história. Com a campanha ruim de 2011 e o péssimo início de 2012, a Raposa vem abatida. Se juntam aos mineiros nesta ingrata briga Náutico, o Figueirense, que sofre uma mudança abrupta de treinador após a perda do catarinense, além da Portuguesa, que teve um início de temporada desastroso e o Atlético-GO.

Ponte Preta e Sport devem figurar na parte intermediária da tabela. Pelo elenco que possuem, o rubro-negro pernambucano, talvez ainda brigue contra o rebaixamento, também em virtude da troca de técnicos na véspera do Brasileirão.

Na briga pela Sul Americana Atlético-MG e Flamengo devem ter esta competição como seus objetivos no início da competição. O Bahia, hoje sob a batuta de Falcão também deve figurar neste bola, mas poderá surpreender na briga pela Libertadores. Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Coritiba também não devem ter dificuldades para garantir vaga na competição internacional mais desvalorizada pelos clubes.

Na briga por Libertadores, e consequentemente pelo título, seis equipes. O indiscutível Santos de Neymar, o duvidoso Vasco, o desfalcado Fluminense, o Corinthians de Tite, o sempre reforçado e favorito São Paulo e o Internacional do goleador Leandro Damião. Pela forma como iniciou a temporada e levando em consideração que Vasco, Flu, Santos e Corinthians ainda estão com a cabeça na Libertadores, São Paulo e Internacional terão uma boa chance para começar largando na frente no Brasileirão. Meu palpite inicial: de um desses seis sairá o campeão e dentre estes, estarão os quatro classificados para a Liberadores de 2013.