quinta-feira, 19 de julho de 2012

FMF define grupos da fase final do Campeonato Maranhense Sub-18

A fase final do Campeonato Maranhense Sub-18 começará no dia 9 de agosto, com as oito equipes classificadas da fase de São Luís, Baixada e Sul. Os times foram divididos em dois grupos, cada um com quatro equipes e os dois melhores avançam para as semifinais.

No grupo A ficaram Expressinho, Maranhãozinho, Americano e JV Lideral e o grupo B conta com Babaçu, Pinheiro, Boa Vontade e Grajaú. O campeão do Campeonato Maranhense sub-18 garante vaga na Copa São Paulo de 2013.

Caso o JV Lideral seja campeão, a vaga ficará com o vice-campeão. Isso porque, o Tratorzinho garantiu a vaga para a Copa São Paulo de 2012, mas o então presidente da FMF em 2011, não enviou a inscrição da equipe imperatrizense.

Na primeira rodada, o grupo A terá os jogos entre Americano e Expressinho, enquanto que o JV Lideral terá pela frente o Maranhãozinho. No grupo B o Babaçu encara o Boa Vontade, enquanto que Grajaú e Pinheiro se enfrentam.

Após retorno com dois gols no Brasileirão, Guilherme analisa a boa fase do Atlético-MG

Guilherme: dois jogos e dois gols no Brasileirão
Após dois meses se recuperando de uma lesão na panturrilha esquerda, o atacante Guilherme voltou aos gramados, com a camisa do Atlético-MG no último sábado, quando o time venceu de virada o Figueirense por 4 a 3. Na ocasião, o maranhense foi o responsável pelo último gol do jogo.

Na última quarta-feira, diante do Internacional, o atacante foi escolhido para ser o substituto de Jô. De volta à função de atacante, Guilherme marcou um belo gol, abrindo caminho para vitória do Galo por 3 a 1 diante dos Colorados, o que manteve o time na liderança.

No dia seguinte a vitória, Guilherme esteve presente no Arena SporTV, onde falou sobre a boa fase do Galo. O maranhense destacou o equilíbrio do Brasileirão e acredita que até 15 times poderão incomodar nesta temporada.

- Acho que o próprio Corinthians, o Santos, a gente precisa manter uma regularidade, porque são equipes que a gente sabe, que já, já, vão estar na parte de cima da tabela. Só que a gente sabe que é um campeonato para 14, 15 equipes chegarem. Sempre tem equipes que dão muito trabalho. Em minha opinião são 14 ou 15 que podem estar chegando. A gente precisa manter os pés nos chão, principalmente nesses jogos em casa, que o importante é não perder ponto.

Com oito vitórias nos dez jogos disputados, e apenas um empate e uma derrota, o Atlético-MG é o líder com 25 pontos ganhos. Entretanto, Guilherme sabe que será complicado para o time manter um desempenho primoroso durante todo o campeonato e destaca o espírito de grupo para saber lidar com uma possível queda no decorrer da competição.

- A gente sabe que é impossível manter esse rendimento ao longo dos 38 jogos. Mas a gente também espera que essa possível queda aconteça com os concorrentes, porque eles também não devem ter 100% em toda a competição. Por isso é importante ter um grupo forte e unido. Os jogadores, que tem entrado nos últimos jogos estão ajudando, eu fui um desses. Então, a gente tem essa consciência e fazer o máximo para que se essa queda demore a acontecer e caso aconteça, a gente esteja preparado como um grupo.

O maranhense ainda falou sobre a melhora do Atlético-MG, que em 2011 brigou contra o rebaixamento até as últimas rodadas do Brasileirão. Guilherme vê em Cuca, um dos trunfos para o Galo estar conseguindo bons resultados no Brasileirão.

- Até o nível de competitividade aumentou dentro do nosso elenco. Isso tem servido de evolução para todos nós, individualmente. A permanência do André é muito importante, não só para ele como jogador, mas para todo o grupo. Do ano passado pra cá tivemos uma evolução e acho que o conhecimento do Cuca está sendo importante no momento. Ele está conseguindo extrair o máximo de cada um e as contratações foram cirúrgicas, e o resultado de tudo isso a gente vê dentro de campo.

Em dois jogos no Brasileirão, Guilherme já balançou as redes duas vezes e com os quatro gols marcados no Campeonato Mineiro soma seis gols na temporada. Após o retorno em 2011, quando foi alvo de muitas críticas, o maranhense já se recuperou e vem sendo um dos destaques do time mineiro.

Pesou na consciência?

Apagou tudo porque?
Incrível a velocidade da internet. Hoje em dia a gente consegue ficar sabendo das coisas antes de serem noticiadas. Fontes e mais fontes no Brasil todo. Tudo graças a internet. Se ela tem esse alcance todo, imagina local. Pois é. Em menos de 20 minutos, após a denúncia de uma possível irregularidade na campanha, usando o site do Sampaio como palanque, todas as matérias citadas foram excluídas do site.

Porque? Apesar disso, aqui no blog tem todos as telas necessárias para a devida verificação. Agora depende se houver interesse em apurar os fatos. Pois é, na política, parece que todos viram farinha do mesmo saco.

Site do Sampaio ou do candidato?

Por várias vezes já escrevi aqui que futebol e política é um casamento que não dá certo. Pois bem, vamos escrever de novo. Dessa vez, muito mais uma denúncia. O site do Sampaio, é o site oficial do time, ou o site da candidatura do seu presidente?

Gostaria que a dúvida fosse esclarecida, pois de um tempo pra cá, as notícias veiculadas são sobre a candidatura do cartola, do que sobre o time. E minha dúvida é por causa da legislação eleitoral aprovada para 2012, que veda o uso de sites de instituições privadas ou públicas para propaganda eleitoral, segundo o Artigo 21, § 1.

Art. 21. Na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga (Lei nº 9.504/97, art. 57-C, caput).

§ 1º É vedada, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios (Lei nº 9.504/97, art. 57-C, § 1º, I e II):
I – de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos;
II – oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Propaganda política no site do time?
Ainda segundo a legislação, a propaganda eleitoral na internet é permitida somente em site oficial do candidato, partido ou coligação. Além disso, também está permitido o uso de redes sociais e blogs, desde que tudo conforme o Artigo 20.

A infração pode resultar na multa de R$ 5mil à R$ 30 mil. Ou seja, é bom alguém esclarecer algo e começar a entender da legislação eleitoral.

Art. 20. A propaganda eleitoral na internet poderá ser realizada nas seguintes formas (Lei nº 9.504/97, art. 57-B, incisos I a IV):
I – em sítio do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País;
II – em sítio do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País;
III – por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação;
IV – por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural. 
Aos que quiserem verificar, podem acessar os links abaixo, onde foram veiculadas três matérias referentes à candidatura. Além disso, fica explícito o interesse em utilizar o Sampaio...