segunda-feira, 27 de agosto de 2012

E se o Vilhena desistir?

A segunda-feira começou com uma grande dúvida para Sampaio e Mixto, que aguardam a definição dos seus adversários nas oitavas de final da Série D. Isso porque a direção do Vilhena ameaça desistir da Série D, mesmo com a classificação garantida para as oitavas de final.

Apesar do aviso do presidente do clube Carlos Dalanhol, que o time irá jogar normalmente contra o Remo e abandonar a Série D, elenco e comissão técnica seguem pensando em um possível acesso. Entretanto, aí está a dúvida, e se o Vilhena desistir, o que acontecerá?

Vamos começar pelo regulamento da Série D, que não cita nada em relação à desistência de um time durante a competição. A única menção feita à desistências é sobre a montagem dos grupos, como acontece, com alguns clubes renunciando à Série D, antes do início.

Dessa forma já perguntam, o adversário do Vilhena se classificará com dois W.O. nas oitavas de final ou o terceiro colocado passará a ter direito sobre a vaga? Pergunta que somente a CBF poderá responder.

Vamos à atual situação do grupo e desconsiderando uma eventual desistência do Vilhena. Com 15 pontos, os rondonienses encaram o Remo e precisam de um empate para garantir a liderança do grupo, aliás único resultado que agrada aos dois times e classifica o Remo, em segundo. Se vencer, o Remo torcerá para o Atlético-AC não vencer o Penarol-AM e a vaga fica para os paraenses.

A única chance do Atlético-AC se classificar, até aqui, é vencendo o seu jogo e torcendo por uma derrota do Remo.

Mas agora consideremos a desistência do Vilhena e a CBF alçando o terceiro lugar para a vaga dos rondonienses. Nesta situação, as contas acima são mantidas e o Penarol-AM, com nove pontos entra na briga direta com o Atlético-AC. Uma eventual classificação dos amazonenses só é possível neste cenário e desde que vençam os acreanos, e dessa forma podem ficar com a segunda vaga do grupo.

São as possibilidades para os classificados do grupo A1. Mas por enquanto, Vilhena está dentro, junto com Remo. Atlético-AC e talvez Penarol-AM, que corram atrás de suas vagas.