terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os números do Sampaio na primeira fase da Série D

Com aproveitamento 100% na fase de grupos, o Sampaio liderou de ponta a ponta o grupo A2 e em nenhum momento foi ameaçado pelos rivais. Na classificação geral, a pior posição foi o quarto lugar.

Para mostrar a campanha do Sampaio na fase de grupos, seguem os números do Tricolor, com os detalhamentos da campanha até aqui na Série D.


Um dado curioso revelado pelos números é que o Tricolor não sofreu gols em casa na Série D. Os dois únicos gols sofridos foram fora de casa, contra o Mixto e Santos-AP. Vale lembrar que no mata-mata não sofrer gols em casa é meio caminho andado para garantir a classificação.

Nas maiores goleadas aplicadas, novamente o Sampaio fez valer o mando de campo. A vitória por 6 a 0 diante do Santos-AP e 4 a 0 diante do Comercial-PI foram no Nhozinho Santos. Ainda fora de casa, o time maranhense goleou o Araguaína por 4 a 0.


Nos cartões, o Tricolor mostrou que está disciplinado. Apenas uma expulsão, do meia Cleitinho, mas quando estava no banco de reservas. Nos amarelos, o Sampaio chegou à marca de 20 cartões e vai para a segunda fase com o zagueiro Carlinhos Rech e o atacante Célio Codó pendurados.


Os 25 gols marcados pelo Sampaio foram bem distribuídos. Sem nenhum jogador se destacando na artilharia, Eloir e Célio Codó são os principais marcadores do time maranhense, cada um com quatro gols. Zé Paulo, Arlindo Maracnã e Cleitinho são os vice-artilheiro do time, cada um com três gols.

CBF divulga calendário do futebol brasileiro de 2013

A CBF divulgou nesta terça-feira o calendário de competições do futebol brasileiro de 2013, além das datas FIFA e da Copa das Confederações. A pré-temporada dos clubes será realizada entre os dias 2 e 18 de janeiro, com os Estaduais previstos para terem início no dia 20 de janeiro, junto com a Copa Nordeste.

Os Estaduais serão realizados até o dia 19 de maio, com 23 datas, e a Copa Nordeste será disputada até o dia 17 de março, com 12 datas. Ainda no primeiro semestre terá início a Copa do Brasil, começando no dia 3 de abril e sendo disputada até o dia 27 de novembro, com 20 datas disponibilizadas para os jogos.

As quatro divisões do futebol brasileiro terão a tradicional largada em maio. A Série A começará no dia 26 de maio e irá até o dia 8 de dezembro, enquanto a Série B começa um dia antes e será concluída no dia 30 de novembro. As séries C e D terão início no dia 2 de junho, com a C sendo concluída no dia 24 de novembro e a D no dia 20 de outubro.

Entre as competições internacionais, a Libertadores começa no dia 23 de janeiro e irá até o dia 22 de maio, enquanto a Sul-Americana será disputada entre 14 de agosto e 11 de dezembro.

Abrindo os jogos da Copa do Mundo, 2013 será o ano da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho.

Ao longo de todo o ano de 2013, a Seleção poderá realizar 15 amistosos. As datas disponíveis são as seguintes:

Fevereiro – 2
Março – 22 e 26
Junho – 4,7 e 11
Agosto – 14
Setembro – 6, 10 e 18
Outubro – 2, 11 e 15
Novembro – 15 e 19

Sobre os amistosos, vale lembrar que a CBF já anunciou dois jogos contra Portugal, desses um poderá ser no novo Castelão, em São Luís. Além dos jogos contra os lusos, haverá dois jogos conta a Argentina e um possível contra a Inglaterra.

Sampaio, Copa União e Série D: não podia dar certo

Bastaram duas derrotas do time reserva na Copa União e o Sampaio já anunciou que deve voltar a jogar a competição somente após a Série D. Como? Somente depois da Série D? É isso mesmo, o Sampaio vai voltar a jogar a Copa União somente depois da Série D e a FMF já sinalizou que vai “apoiar” a decisão do time.

A questão aqui é a seguinte. O Sampaio sequer deveria entrar na disputa da Copa União, entrou porque quis e agora arque com a disputa. Se vai mandar reservas, sub-18, a direção e a comissão técnica decidem, mas se querem cair fora, de onde nunca deviam ter entrado, que a diretoria e a comissão técnica também tomem essa decisão.

Concordo plenamente que todo o foco do Sampaio tem que estar voltado para a disputa do acesso na Série D. Mas, agora prejudicar as equipes que disputam a Copa União e ainda ter o apoio da FMF? Isso não pode ser aceito.

Segundo o acordo Sampaio-FMF, os jogos do Tricolor só voltarão a ser jogados após a Série D, ou seja todas as partidas serão adiadas. Enfim, o ideal era o Sampaio notar que não pode ficar na Copa União, chegar e pedir para cair fora, arcando com possíveis multas, afinal, Santa Quitéria, Viana já foram punidos e o próprio Bacabal deve ser multado e ter todos os seus jogos assinalados com derrota por W.O.

Fica a lição para o Sampaio que depois de perder para Sabiá e Cordino, praticamente pede para sair da Copa União. Agora, o que não pode é a FMF aceitar e ter o aval dos clubes. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela.