quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Imperatriz goleia, lidera; MAC e Sabiá empatam

A noite de quinta-feira reservou mais dois jogos pela Copa União, que agora tem novo líder. O Imperatriz reassumiu a ponta com 12 pontos, mas é seguido de perto pelo MAC, que chegou aos 11 pontos após o empate com o Sabiá.

No Frei Epifânio o Imperatriz não deu chances para o Cordino. Com três gols de Rayllan, que assumiu a artilharia da Copa União, e mais dois de Jackson e Café, o Cavalo de Aço goleou a Onça por 5 a 1, que descontou com Ulisses.

Em Caxias, o MAC não saiu do 0 a 0 com o Sabiá. Além de não ter gols, a partida não registrou nenhum cartão amarelo.

Confira a classificação da Copa União
1º Imperatriz – 12pts
2º Maranhão – 11pts
3º Moto – 10pts (5)
4º Sabiá – 10pts (0)
5º Cordino – 9pts
6º Sampaio – 6pts (0)
7º São José – 6pts (-2)

Artilharia
Rayllan (Imperatriz) - 3 gols
Naoh (Maranhão) e Carlinhos Silva (Moto) - 2 gols

Números dos classificados para as oitavas de final da Série D

No próximo sábado o jogo entre CSA e Campinense dará início à nova fase da Série, faltando apenas quatro jogos para todos os times conquistarem o acesso. Os dois melhores de cada grupo avançaram, mas em termos de classificação geral, cinco equipes tiveram rendimento inferior a times eliminados na primeira fase.

Mogi Mirim, Nacional-MG, Sousa, Mixto e Juventude foram essas equipes com o pior desempenho dentre os classificados. Cene, Atlético-AC e Horizonte, que já se despediram da Série D, fizeram campanhas melhores, mas não conseguiram as vagas em seus respectivos grupos.

Para as oitavas de final, apenas quatro times chegam invictos: Sampaio, CSA, Cianorte e Friburguense, todos líderes em seus grupos na fase classificatória. Com melhor ataque e defesa, aparece o Sampaio, que marcou 25 gols e sofreu apenas dois até aqui.

Já entre os piores, o Remo teve a defesa mais vazada dos classificados, com 16 gols sofridos. O pior ataque é dividido por Juventude, Nacional-MG e Sousa, cada um com apenas sete gols marcados.

Os artilheiros da Série D também marcaram presença nas oitavas de final. Nino Guerreiro (Crac) e Ronaldo (CSA) cada um com oito gols marcados, são os principais goleadores da competição até aqui.

Confira a classificação geral da Série D (somente até o último classificado para as oitavas)


Rendimento em casa
Dentre os classificados, com certeza um dos segredos para avançar foi fazer valer o mando de campo, o que será importante principalmente no mata-mata. Na primeira fase apenas quatro times conseguiram o aproveitamento de 100% jogando em casa. São estas equipes, o Sampaio, CSA, Vilhena e Metropolitano.

Mas, além disso, não sofrer gols em casa passa a ser importante para garantir a classificação na próxima fase. Juventude e Sampaio foram os únicos times que não sofreram gols em casa durante os jogos dos grupos. O time maranhense ainda aparece com o melhor ataque entre os mandantes, com 14 gols marcados e o VIlhena vem logo na cola, com 13 gols marcados jogando em casa.

Confira a classificação das equipes considerando apenas os jogos em casa


Rendimento fora de casa
Mas para subir, não basta saber jogar em seus domínios, como visitante é importante que os times também saibam atuar na casa dos adversários. Neste quesito, Metropolitano e Vilhena são os piores, com os catarinenses ainda sem nenhuma vitória fora de casa e os roraimenses com apenas um triunfo como visitante.

Os gols marcados fora de casa também fazem diferença, já que vale o saldo de gol qualificado no caso de dois empates iguais. O Sampaio tem o melhor ataque visitante, com 11 gols, seguido pelo Remo, com oito gols. Fora de casa, a melhor defesa é a do CSA, com apenas um gol sofrido, seguido pelo Sampaio e Cianorte, cada um com dois gols.

Entre os piores ataques visitantes estão o Metropolitano, que não marcou nenhum gol fora de casa, e o Juventude, com apenas dois gols. Nas defesas o Remo é o visitante mais vazado, com 11 gols sofridos, seguido pelo Ceilândia, que sofreu sete gols fora de casa.

Confira a classificação das equipes considerando apenas os jogos fora de casa