domingo, 2 de setembro de 2012

Sampaio arranca empate com o Vilhena

O Sampaio não conseguiu manter o aproveitamento perfeito diante do Vilhena no primeiro jogo das oitavas de final da Série D. Diante dos rondonienses, o Tricolor empatou em 2 a 2 e garantiu a vantagem de jogar por um novo empate para avançar às quartas de final.

O Vilhena manteve o tabu de não perder no Portal da Amazônia desde maio de 2011. Os gols saíram somente no segundo tempo, com o artilheiro rondoniense Edilsinho fazendo o primeiro, aos 11. Aos 34, Pimentinha empatou, mas dois minutos depois, Mário fez o segundo do Lobo. Mas aos 47, o mesmo Mário, marcou contra e garantiu o empate para o Sampaio.

Com o resultado, o Sampaio joga por um empate de até um gol para cada lado, para garantir a vaga nas quartas de final. Já o Vilhena terá que vencer o próximo jogo, no dia 12, ou empatar com pelo menos três gols para garantir a classificação. Caso o empate de 2 a 2 se repita, a decisão da vaga para as oitavas de final irá para os pênaltis.

No jogo que define o adversário da equipe classificada em São Luís, o Mixto venceu o Remo por 2 a 0, com dois gols de Nonato. Agora o alvinegro joga por qualquer empate fora de casa, enquanto que os paraenses terão que vencer por três gols de diferença, sem sofrer gols, para avançar na Série D.

Confira os resultados das oitavas de final da Série
Campinense 2x1 CSA
Sousa 0x1 Baraúnas
Vilhena 2x2 Sampaio
Mixto 2x0 Remo
Ceilândia 0x0 Friburguense
Nacional-MG 2x1 Crac
Juventude 3x1 Cianorte
Mogi Mirim 0x1 Metropolitano

Mudança no Maranhão: da retranca para o ataque

André Baratz deixa o MAC
Após cinco pontos conquistas em campo na Copa União, o Maranhão demite o técnico André Baratz e acerta com Meinha para assumir o time no restante da competição. Mudança esperando resultados melhores, mas para isso o elenco também tem que ser reforçado, pensando também em uma provável participação na Série D de 2013.

No Maranhão Baratz fez seu primeiro trabalho como treinador, levou o time ao vice-campeonato maranhense de 2012 e conquistou 37 pontos (10 vitórias, sete empates e 10 derrotas) em 81 possíveis. Rendimento de 45,6%.

O rendimento abaixo da metade dos pontos disputados mostra que o trabalho não foi tão eficiente, mas ao mesmo tempo, mostra a limitação do elenco atleticano. Baratz chegou como uma aposta, e pegou um time basicamente formado por jogadores das categorias de base para levar ao vice-campeonato maranhense.

Entretanto, o modo de jogar do time atleticano, sempre recuado, preocupava. Diante de adversários, teoricamente fáceis, o time mostrou algumas dificuldades. Em outras ocasiões, a aposta excessiva nos contra ataques deu certo.

Meinha é o novo técnico do MAC
Com o fim da era Baratz no MAC, e a chegada de Meinha, haverá uma mudança profunda no time. O modo de jogar. Meinha não gosta de jogar recuado, sempre arma seus times para ir ao ataque e é um dos apreciadores do 3-5-2, que pode variar até para um 3-4-3, entre outros.

Pelo Santa Quitéria, já chegou à colocar cinco atacantes em campo, todos, efetivamente executando a função de atacante. No MAC, precisará de reforços, mas não só pensando na Copa União. Com o acesso do Sampaio se tornando uma realidade, o time atleticano será o representante maranhense na Série D de 2013, e terá que entrar em campo ambicionando o acesso para a Série C, que é o único objetivo que há.

Enfim, uma mudança que começa no banco e mexerá, efetivamente, com o estilo de jogo do time. Agora é esperar para ver se haverá resultados.

Vilhena x Sampaio: os primeiros 90 minutos

Neste domingo, Vilhena e Sampaio farão o primeiro jogo das oitavas de final, de olho no jogo entre Mixto e Remo. Um jogo onde as duas equipes basicamente contarão com força máxima e ambas com 100% de aproveitamento.

O Vilhena venceu todas em casa e o Sampaio, venceu todos os jogos da fase de grupo. Rendimentos que serão postos à prova às 18h (de Brasília) no Portal da Amazônia. Vale lembrar que a partir das oitavas de final, o gol fora de casa vale como critério de desempate e passa a ser crucial para qualquer time que sonha com o acesso.

O Vilhena não contará apenas com o zagueiro Alex, que recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Remo. No ataque, o artilheiro Cabixi retorna e ao lado de Edilsinho prometem tirar o sono da zaga maranhense.

Edilsinho é um dos principais nome do time. Responsável pelas jogadas de bola parada, além de fazer gols, também participa da armação das jogadas.

O Sampaio não tem ninguém suspenso e conta com o retorno do volante Arlindo Maracanã e do artilheiro Célio Codó. A volta de Arlindo ao time significa uma melhora nos passes, na armação das jogadas e nas bolas paradas. Capitão da equipe maranhense, Maracanã mostrou ser fundamental ao time, devido à sua ausência no jogo contra o Mixto, em que o time enfrentou dificuldades na armação das jogadas.

Mas além de um bom adversário pela frente, o Sampaio também tem como rival o cansaço por causa da longa viagem até Vilhena. Praticamente 24h voando e na estrada até chegar ao local do jogo deste domingo, que promete ser um grande confronto.