segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sampaio – agora é planejar 2013

Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Série C. Este é o calendário do Sampaio para 2013. Após conquistar o acesso, e apesar de ainda ter as semifinais da Série D pela frente, é hora do Tricolor começar a planejar a temporada de 2013.

Tudo começa no banco de reservas. Com a manutenção do técnico Flávio Araújo, sonhar com um acesso para a Série B pode ser possível. Mas, além disso, é necessário reforçar o elenco.

Rodrigo Ramos é um bom goleiro, mas precisa de um goleiro do mesmo nível, para que possa incomodar o atual titular. É aquela velha tese: toda unanimidade é burra. É necessário que Rodrigo seja provocado para melhorar.

Na zaga, um bom defensor, para fazer companhia ao atual sistema defensivo, que é muito bom. Com o retorno de Augusto Luiz, que teve a temporada interrompida durante o Estadual por conta de uma cirurgia, e a chegada de mais um zagueiro, o setor defensivo estará completo.

No meio campo, talvez mais um meia, por questão de elenco. Cleitinho também precisa manter o nível de suas atuações. Na Série D fez bons jogos, mas, na partida contra o Mixto, foi discreto em campo.

Por fim, o ataque. Célio Codó é bom atacante, mas não resolve os problemas sozinhos. As opções da reserva são Junior Chicão e Thiago Miracema, sempre contestados. Então, é preciso de pelo menos dois bons atacantes de área. Além disso, manter a base do elenco atual é imprescindível para qualquer sonho na Série C.

Série C 2013
A Série C de 2013 deve ser mantida com dois grupos. Considerando o rebaixamento do Cuiabá e Guarany de Sobral para a Série D, além da queda do Ipatinga, Bragantino, Barueri e Guaratinguetá, assim como o acesso de Luverdense e Fortaleza, um possível grupo do Sampaio seria com Salgueiro, Treze, Águia, Santa Cruz, Paysandu, Icasa, Vila Nova, Brasiliense e Baraúnas

MAC – 80 anos e reformulação

Em 2007 o Maranhão comemorou sua última grande conquista, com o título do Campeonato Maranhense daquele ano. Em 2008, o time participou de sua última competição nacional, a Copa do Brasil daquele ano. Neste dia 24 de setembro, o time atleticano completa 80 anos e já sabe que voltará a disputar uma competição nacional.

O sonho de um título ainda pode acontecer em 2012, na Copa União, mas para isso o time terá que se recuperar no segundo turno. Isso porque, a equipe é apenas a quarta colocada, com 13 pontos.

Enfim, o time precisa mudar, para melhor. No dia que completa 80 anos, o Maranhão, vice-campeão maranhense de 2012, ganhou a vaga na Série D de 2013, já que o Sampaio subiu. Para repetir o feito do Sampaio, a equipe atleticana terá que mudar o pensamento, começando na diretoria.

O atual elenco e comissão técnica podem ser aproveitados em uma Série D, mas o time precisa de reforços em todos os setores do campo. Com 80 anos, o MAC precisa ser reformulado.

Em dezembro o clube passará por eleições. O atual presidente Antônio Macedo ainda não sabe se concorrerá novamente ao cargo, assim como não há o surgimento de chapas interessadas até o momento. Mas agora, o Maranhão tem que fazer um bom planejamento para brigar por um acesso à Série C de 2014.

Série D 2013
Além do Maranhão, mais três times estão garantidos na Série D de 2013. Nacional-AM, Águia Negra e Gurupi estão classificados. No Amapá, o TJD-AP decidirá se a vaga ficará com Oratório ou Santos-AP. Ainda em 2012, mais quatro times da competição poderão ser conhecidos.

Fotos - Sampaio 0x0 Mixto

A bicicleta tricolor deu a volta antes da bola rolar
O jogo começa
O Sampaio apostou no jogo aéreo, mas sem sucesso
Pimentinha infernizava pelo lado direito
O placar sempre foi do acesso Tricolor
Robinho, cara a cara com Perereca, mas perdeu
A direita é caminho: Roniery invade a área do Mixto
Novamente Roniery avançando pela direita