quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cordino garante a liderança, Imperatriz praticamente avança e MAC volta ao G4

Na rodada cheia da Copa União desta quinta-feira, a Copa União praticamente definiu as equipes que estarão nas semifinais. Moto e Maranhão ainda brigam por uma vaga, enquanto que o Imperatriz está praticamente garantido e o Cordino assegurou o primeiro lugar da fase de classificação.

No primeiro jogo, o São José venceu o Sabiá por 1 a 0, com gol de Batista. Já eliminados, a partida serviu apenas para tirar o Peixe Pedra da lanterna da Copa União. No jogo seguinte, sem Ulisses, o Cordino venceu o Moto por 1 a 0, com gol de Kelson, ainda no primeiro tempo.

O rubro-negro pressionou em busca, pelo menos, do empate, mas não conseguiu. A derrota deixou o Papão em situação complicada na briga pela vaga nas semifinais, obrigando o time a vencer o Sampaio na segunda-feira. Já o Cordino, com 29 pontos, garantiu o primeiro lugar e a vantagem de realizar os jogos de volta em casa, ou jogar por dois empates nas fases decisivas.

Em Imperatriz, o Maranhão venceu o Imperatriz e voltou ao G4, agora com 22 pontos. Lucas marcou o primeiro gol do jogo e ainda no primeiro tempo, Leozinho empatou a partida. Na etapa final, Dinho e Dailson garantiram a vitória do time atleticano.

Com os 22 pontos, o MAC precisa vencer o Cordino para garantir a vaga nas semifinais, sem depender de um tropeço do Moto. O Imperatriz, com 23 pontos praticamente está com a classificação assegurada, apesar de poder ser alcançado pelo Moto na pontuação, pois tem uma vitória a mais e 10 gols de saldo.

O Moto para avançar, terá que torcer para o Maranhão não vencer o Cordino e precisa vencer o Sampaio na segunda-feira. As datas das semifinais ainda serão definidas pela FMF.

Virada de mesa pró-Moto?

Fim do Campeonato Maranhense em 2012 e o Moto, junto com o Sabiá, termina a competição na zona de rebaixamento. Para o rubro-negro maranhense, o segundo rebaixamento estadual, resultado do amadorismo que impera no clube desde 2009, após a conquista do último título da equipe.

Em tese, em 2013 o Moto tem que disputar a Série B Maranhense para retornar ao Campeonato Maranhense em 2014. Os torcedores não querem isso. Nem a FMF aceitou direito a queda do Moto, afinal, é um dos times de tradição do Estado e que leva público nas competições locais. Paciência.

Entretanto, o Moto pode voltar para o Campeonato Maranhense em 2013. Não dá forma legal, mas com uma tradicional virada de mesa. A FMF já admite “consultar o TJD”, caso alguma equipe desista do Campeonato Maranhense de 2013, para “completar as vagas” da competição.

Mas para quem defende tanto a renovação do futebol maranhense, começar logo com uma virada de mesa não é algo aceitável. O Moto caiu e paciência. Que jogue o que não jogou em 2013, volte em 2014, talvez já sabendo fazer o dever de casa. Alçar o Moto é apenas comprovar que o clube não tem mais forças sozinho. O Moto também é grande demais para aceitar esse tipo de coisas.

E aos que perguntam, “mas se alguém desistir, qual o problema de chamar o Moto”, recordo apenas o ano de 2010. Antes do início do Estadual, o JV Lideral anunciou sua desistência e ninguém foi atrás “por causa da vaga livre”. Aliás, essa tal vaga livre sequer existe. Se alguma equipe desistir, a punição é o rebaixamento, e aí corremos o risco de ter um Estadual sem descenso, o que aconteceu em 2011, quando Iape e Nacional saíram no decorrer da competição.

Enfim, torcer para que não tenha virada de mesa e para que o Moto, como grande clube que é, dispute a Série B Maranhense, suba, aprenda a lição e não volte a cair.

Sampaio: Everton Goiano e Givanildo Oliveira negociam

A promessa é que na próxima segunda-feira o Sampaio já conhecerá seu treinador. Após a saída de Flávio Araújo, o Tricolor já pensa em 2013 e junto com a renovação dos jogadores, está a busca por um treinador. Vários nomes foram estudados, mas apenas dois seguem na mesa de negociações: Everton Goiano e Givanildo Oliveira.

Everton Goiano já está próximo do acerto. Segundo o treinador, que comandou o Mixto na Série D de 2012 e foi campeão tocantinense, com o Gurupi, e acreano, com o Rio Branco-AC, faltam apenas detalhes para que ele assuma o Tricolor maranhense. Vale lembrar que Everton encarou o Sampaio três vezes na Série D e diante dos maranhenses foi eliminado nas quartas de final da competição.

Givanildo Oliveira é um nome mais difícil para o time. O “Rei do Acesso”, que já mandou América-MG, Paysandu, Santa Cruz e Sport para a Série A, além de subir para a Série B, também, com o América-MG. Atualmente no ABC, o treinador ainda não discutiu seu futuro e segundo ele, não foi procurado por ninguém do Sampaio. A renovação com o clube potiguar será discutida apenas na próxima semana e o alto salário pode atrapalhar um eventual acerto com o Sampaio.

Além destes dois nomes que seguem na lista, outros nomes foram sondados. Como Wassil Mendes, que tem um acerto verbal com o Santa Cruz-RN, Dado Cavalcante, que estava no Luverdense e foi para o Mogi Mirim, e Vica, que acertou sua permanência no Fortaleza para 2013.