sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Everton Goiano e reforços

Everton Goiano: novo técnico do Sampaio
Everton Goiano, enfim, foi anunciado como o novo treinador do Sampaio para 2013. Aos 47 anos, o técnico tem um currículo modesto e comandou o Mixto na Série D de 2012, levando o clube até às quartas de final, onde seria eliminado pelo clube maranhense. Além disso, o treinador foi campeão tocantinense em 2012, pelo Gurupi, e acreano em 2011, pelo Rio Branco.

Como treinador, os principais clubes que comandou foram os três últimos: Rio Branco-AC, Gurupi e Mixto. Além disso, Goiano já foi auxiliar no Atlético-GO, treinou Gama, Ananindeua, Santa Inês, Comercial-MS, entre outras equipes. A apresentação oficial será no dia 15 de dezembro, com o início da pré-temporada do time maranhense.

Com o treinador definido, o Sampaio agora corre atrás de reforços. O atacante Nonato e o lateral-direto Ley, que atuaram no Mixto, já devem acertar com o Sampaio. Ambos chegam para posições que ficaram carentes, com a saída do lateral-direito Roniery e dos atacantes Célio Codó e Junior Chicão.

Antes de indicar jogadores, Everton Goiano quer a manutenção da base campeã da Série D. Entre os jogadores que já renovaram contrato com o Sampaio estão o goleiro Rodrigo Ramos, o lateral-esquerdo Deca, o volante Robson Simplício e o meia Cleitinho. Arlindo Maracanã e Eloir são os próximos na lista de negociações para permanência no clube.

Maranhense é líder em roubadas de bola no Brasileirão

Léo Silva: precisão nos desarmes/ Foto: Bruno Cantini/CAM
Ao lado do atacante Bruno Mineiro, o maranhense Léo Silva, de 26 anos, é um dos principais jogadores da Portuguesa no Brasileirão de 2012. Na briga contra o rebaixamento, a Lusa conta com a precisão das roubadas de bola do ex-jogador de futsal do Moto. Somente na edição do Campeonato Brasileiro deste ano, o volante já executou 103 desarmes, 27 a mais que o lateral-esquerdo Marcos Rocha, do Atlético-MG, que fica em segundo lugar neste critério.

Vale lembrar que nos últimos três anos do Campeonato Brasileiro, o jogador mais preciso nos desarmes dos adversários era o volante Willians, que deixou o Flamengo para defender a Udinese. A saída do volante rubro-negro, “facilitou” o caminho de Léo Silva para se destacar na competição deste ano.

Procuro treinar no meu limite para ter boas atuações. Não existe mais isso de primeiro, segundo volante. Isso acabou no futebol. Eu tento antever a jogada que o adversário vai fazer e diminuir o espaço. Eu busco sempre melhorar. Mas alguns desarmes você comemora. A nossa (dos volantes) primeira função é desarmar – disse Léo Silva ao GLOBOESPORTE.COM.

Além dos desarmes, o volante já marcou dois gols na atual edição do Brasileirão. Na temporada são quatro gols pela Portuguesa. Vale lembrar, que no fim do ano o jogador estará de volta ao Maranhão para aproveitar as férias ao lado dos amigos e parentes.

Sampaio; Finta e jogo com o Vasco

O Sampaio está próximo de fechar um acordo com a Finta para ser a fornecedora de material esportivo do clube, provavelmente, nos próximos dois anos. As negociações estão em andamento e nos próximos dias a decisão deve ser anunciada. Além da Finta, a Super Bolla, que fornece a equipagem do Atlético-GO, também negocia com a equipe maranhense.

Vale lembrar que a Finta já forneceu o material esportivo do Sampaio, nos anos de 1999 e 2000. Além de um contrato mais longo, o Sampaio poderá contar com a participação nas vendas das camisas, o que não aconteceu nas últimas temporadas, gerando uma renda para o time maranhense quitar pequenas despesas no decorrer do ano.

Além do acesso à Série C ter melhorado a visibilidade do clube, o Sampaio também ganhou um bônus para 2013. Durante a paralisação da Série C, no período da Copa das Confederações, a equipe maranhense fará um amistoso com o Vasco, que aproveitará a intertemporada para realizar uma excursão no Nordeste.