quinta-feira, 27 de junho de 2013

Liderados por Elkesson, brasileiros fazem sucesso na liga chinesa

Elkeson no Guangzhou: 16 comemorações em 2013
Elkeson, Kieza e Rafael Coelho. Atacantes que recentemente se destacaram no futebol brasileiro e hoje pouco se ouve falar. O trio citado hoje balança as redes do outro lado do mundo, no futebol chinês, que tenta popularizar o esporte no país com o investimento, principalmente em brasileiros e jogadores de ponta do futebol mundial.

Com essa onda de investimento, os brasileiros também ditam o ritmo da Super Liga Chinesa, com destaque para Elkeson e seus 16 gols pelo Guangzhou Evergrande. Artilheiro do torneio, o ex-botafoguense de 23 anos tem o perfil dos jogadores brasileiros, que entram na mira dos clubes chineses. Faz uma boa temporada, jovem e geralmente jogador de meio ou ataque.

Na vice-artilharia mais um brasileiro. Edu, de 31 anos, teve passagem rápida no futebol brasileiro, defendendo o Náutico e o CRAC, antes de ir para o futebol alemão, em 2003, onde defendeu o Bolchum. Contratado nesta temporada pelo clube chinês, após defender o Schalke 04, o atacante já marcou 10 gols no torneio.

Dos brasileiros artilheiros, ainda aparecem Rafael Coelho, que deixou o Avaí em 2011, para defender o Guangzhou R&F e já marcou sete gols na liga, assim como Kieza, que está no Shenxin, e Bruno Meneghel, artilheiro do Quingdao. Estes cinco brasileiros, são os principais destaques entre os goleadores da competição, onde ainda figura Kanouté, que trocou o Sevilla pelo Beijing Guoan, e também conta com sete gols no torneio.

Mais Brasil no futebol chinês
Além dos goleadores, outros brasileiros marcam presença no futebol chinês, como é o caso de Muriqui, que atua no mesmo clube de Elkeson, o atacante André Lima, que joga ao lado de Kanouté. Ao lado de Rafael Coelho jogam o volante Jumar, ex-Vasco, e o meia Davi, ex-Coritiba.

Kieza também conta com a presença dos compatriotas Johny, que deixou o Naútico em 2009, Antônio Flávio, que saiu do São Caetano em 2011 e Jailton, destaque do Santa Cruz-RS no Gauchão de 2012.
O Changchun Yatai também conta com uma colônia de Brasileiros, representados pelos atacantes Zé Carlos, ex-Criciúma, Isac, ex-América-RN e pelo zagueiro Eder Luís, que deixou o futebol brasileiro em 2009, após defender o Rio Preto-SP, passando pelo Busan-KOR, antes de chegar ao futebol chinês.

Conca e Lucas Barrios: campeões na China
Fechando a relação de brasileiros no velho continente aparecem o atacante Natanael, que deixou o Brasil após se destacar em pequenos clubes catarinenses, como Londrina, Cascavel e Santa Rita. Além do atacante, o meia Dinelson, ex-Paraná, e o zagueiro Eder Lima, ex-Oeste, defendem o Tianjin Teda. Completam a relação dos brasileiros na China, os zagueiros Eleílson, que deixou o Social-MG, em 2009 para defender o Jiangsu Sainty, e Gustavo, ex-Portuguesa, atualmente no Qingdao Jonoon e o volante Fábio Rochemback, ex-Grêmio, no Dalian Aerbin.

Outras apostas chinesas
Apesar dos vários brasileiros, a Liga Chinesa também aposta em jogadores de ponta. Recentemente, Drogba e Anelka foram contratados pelo Shanghai Shenshua, mas não se adaptaram. Entretanto, outros jogadores, como o argentino Conca e o paraguaio Lucas Barrios, no Guangzhou Evergrande, fazem sucesso.

O colombiano Guerron, ex-Atlético-PR, também aproveita a onda do futebol chinês, jogando ao lado de Kanouté no Beijing Guoan. Se no Shanghai Shenshua, a dupla Drogba e Anelka não conseguiu se adptar, o veterano Schiavi, ex-Boca, é um dos titulares da zaga do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição