terça-feira, 18 de junho de 2013

Balanço #1 - Copa das Confederações 2013

Nigéria espanholizada
Diante do fraco Taiti a Nigéria não teve dificuldades durante o jogo e trocou 1226 passes durante a partida, com 1002 completados (aproveitamento de 82%). Apesar do alto número de troca de passes, com destaque para Obi Mikel, com 170 passes completados em 198, a Espanha liderou no quesito posse de bola, com 79% diante do Uruguai, enquanto a Nigéria teve 59% da posse diante do Taiti.

Iniesta, o melhor da primeira rodada
Assim como Neymar, Pirlo e Oduamadi, Iniesta levou o prêmio de melhor jogador em campo na rodada de aberturada da Copa das Confederações. Com uma grande atuação na vitória espanhola por 2 a 1 diante do Uruguai, o camisa 6 da Fúria foi o melhor jogador da primeira rodada da Copa das Confederações.

Pirlo, 100 vezes e primeiro ‘gol valendo’ do novo Maracanã
O gol de falta, diante do México, no 100º jogo de Pirlo pela seleção italianal. Além disso, foi o gol mais bonito da primeira rodada e o primeiro gol valendo pontos no novo Maracanã. Anteriormente, o Brasil empatou em 2 a 2 com a Inglaterra em um amistoso e o ‘jogo de abertura’ foi uma partida reunindo ex-jogadores como Ronaldo.

Números e curiosidades
Com cinco cartões amarelos, o jogo entre México 1x2 Itália foi o ‘mais violento’ até o momento. Na partida envolvendo Espanha e Uruguai foram quatro cartões amarelos, enquanto apenas um cartão amarelo foi mostrado no jogo entre Brasil e Japão, assim como em Taiti e Nigéria.

Três vezes Oduamandi
Diante do Taiti, Oduamandi aproveitou para começar a Copa das Confederações liderando a artilharia, com três gols marcados. Com o frágil rival no grupo B, há grandes possibilidades de um dos artilheiros do torneio sair da Nigéria, Espanha ou México. Em 2009, Luís Fabiano foi artilheiro com cinco gols marcados. O vice-artilheiro no momento é Echiejile, também da Nigéria, com dois gols.