sábado, 22 de junho de 2013

A Copa de Neymar


Antes da Copa das Confederações, contestados, mas durante o torneio, o melhor jogador em campo. Neymar ainda sequer pisou em gramados europeus, mas após o início da Copa das Confederações parece ter entendido como jogar na Seleção Brasileira. Se até então era apagado com a camisa amarelinha, Neymar se tornou protagonista.

Antes do início da competição, grande atuação contra a Inglaterra, mas somente no primeiro tempo. Depois no jogo contra a França, mais uma boa exibição, mas dessa vez com regularidade, o que ajudou o Brasil a vencer por 3 a 0, no último jogo antes da Copa das Confederações.

O que aconteceu deste jogo para o a estreia contra o Japão, só o próprio Neymar pode explicar. Mas dizem que os grandes jogadores se revelam nos grandes desafios. Após o acerto com o Barcelona, a Copa das Confederações seria seu primeiro grande desafio. Em 2011, quando o time ainda era comandado por Mano Menezes, Neymar foi para a Copa América, mas não conseguiu ser tão decisivo.

A história é diferente dessa vez. Logo na estreia, golaço contra o Japão e participação durante todo o jogo, sendo fundamental para a vitória por 3 a 0. No segundo jogo, novamente, decisivo, fatal e genial. O primeiro gol, novamente golaço, logo no início e no fim do jogo, passou entre dois marcadores e tocou para Jô confirmar a vitória por 2 a 0 diante do México. Dois rivais até então medianos, veio a Itália.

Contra os italianos, não foi uma grande atuação como havia sido contra o México, mas foi superior ao seu jogo na primeira rodada. Até o momento em que o jogo estava empatado em 1 a 1, Neymar era discreto. E aí veio a falta próxima à área. Neymar cobrou, no mesmo canto de Buffon e fez um golaço, recolocando o Brasil na frente. A atuação foi razoável e Neymar saiu de campo aos 24 do segundo tempo, para dar lugar a Bernard.

Sem Neymar, brilhou Fred, que marcou duas vezes para garantir a vitória por 4 a 2 do Brasil diante dos italianos, mas novamente Neymar foi eleito o melhor em campo. Três jogos e três prêmios de melhor em campo, concedido pela FIFA. De fato Neymar chegou a seleção e na forma que está, o Brasil tem tudo para chegar a decisão da Copa das Confederações.

Além disso, atiça o imaginário do torcedor sobre como será a parceria entre Neymar e Messi no Barcelona. Vale destacar, que na seleção o posicionamento de Neymar foi praticamente sempre o mesmo, pela esquerda. Mas nos últimos jogos, o camisa 10 tem dado bastante mobilidade ao ataque, invertendo posições com Hulk, quando passa a jogar pela direita, e até mesmo com Oscar, quando fica mais centralizado. Até aqui, o nome da Copa das Confederações é Neymar.

Números: se em campo Neymar tem se destacado, o desempenho tem reflexo nos números. É o jogador que mais finalizou no Brasil, com nove chutes a gol e é o artilheiro da equipe, com três gols marcados. Além disso, é o segundo jogador que mais finalizou, junto com Fernando Torres e Pirlo, que ficam atrás apenas de Balotelli, com 14 finalizações. Na artilharia do torneio, o brasileiro é o segundo, junto com Chicharito Hernandez, David Villa e Oduamandi, atrás de Fernando Torres, com quatro gols.