segunda-feira, 22 de julho de 2013

Maranhão: fadado ao nanismo

O empate em 1 a 1 com o Parnahyba praticamente tirou as chances de classificação do MAC para as oitavas de final da Série D. Dependendo de um milagre para sonhar com tal feito, o presidente do time, Antônio Macedo, simplesmente deu uma declaração desastrosa após a partida contra o Parnahyba.

- Acredito que foi até melhor a gente sair logo da competição, pois o Maranhão não está com um time qualificado para fazer frente a outras equipes. Então vamos ficar por aqui – disse Macedo.

A declaração do mandante quadricolor registra o momento de nanismo pelo qual passa o time após conquistar o Campeonato Maranhense. Nanismo que não é por causa do elenco ou da comissão técnica, mas por causa da falta de visão do cartola Antônio Macedo, que prefere ser pequeno ao tentar crescer.

Não adiantaria agora pensar em reforços, mas a visão poderia ser diferente. Principalmente, porque apesar de não vencer, o Maranhão fez bons jogos na Série D, onde detalhes foram cruciais. O jogo contra o Parnahyba foi a pior apresentação da equipe atleticana, que ainda assim saiu na frente no placar, como em dois jogos anteriores, mas novamente não conseguiram administrar o resultado.

A temporada de 2013 praticamente já acabou para o time atleticano, que apesar dos pesares, ainda faz um bom trabalho na base, apostando na revelação de jogadores. Para a competição do segundo semestre uma nova safra pode vir pela frente, mas alguns talentos podem ser perdidos por conta deste pensamento.

Jogadores como Ideílson e Dinho, que são habilidosos, se fossem bem trabalhados, poderiam gerar lucro para o clube. Mas com o pensamento nanico da diretoria, é praticamente inviável. E ainda restam quatro jogos pela Série D.

A verdadeira sequência complicada do Sampaio na Série C

Foram cinco jogos disputados, quatro vitórias, um empate, 13 pontos conquistados e a liderança da Série C até aqui. Dos adversários iniciais, o Brasiliense foi o mais cascudo, e ainda assim foi goleado pelo Tricolor maranhense. Mas a partir de agora a sequência tem pela frente Luverdense, Cuiabá, CRB, Santa Cruz e Fortaleza.

A sequência, especialmente pelos dois próximos adversários, Luverdense e Cuiabá, exige bastante atenção do time tricolor. Na Copa do Brasil o Luverdense já garantiu a vaga nas oitavas de final, com maior dificuldade no jogo contra o Fortaleza, já que passou por dois adversários frágeis nas duas primeiras rodadas: Tupi e Bahia.

O Cuiabá, que conquistou o tetracampeonato mato-grossense, é o atual vice-líder da Série C. Com o time contando com os bons jogadores Fernando e Igor é um adversário complicado, principalmente fora de casa. Nesta sequência, o CRB, que no momento tenta se afastar da zona de rebaixamento, é o adversário menos cascudo do Tricolor.

Para fechar o primeiro turno, dois clássicos, com o Santa Cruz e Fortaleza. Destes dois, o Santinha é o que vive melhor fase atualmente, principalmente com Caça-Rato inspirado e contando sempre com o apoio de sua torcida, quando joga em casa, mas contra os maranhenses, a força da torcida será boliviana. Para fechar, o Fortaleza, que assim como em todo o primeiro semestre, ainda se mostra inconstante, mas perigoso, principalmente com Guaru e o velocista e driblador Assissinho.

Agora a Série C começa para valer. Vencer Luverdense, Santa Cruz e Fortaleza em casa será fundamental para o Sampaio manter a boa fase. Além disso, conseguindo arrancar pontos do Cuiabá e CRB fora ajuda o Tricolor a encaminhar uma classificação, já no início do segundo turno.