domingo, 17 de novembro de 2013

A final dos 100 mil

Esqueçam a tática. Esqueçam os números. Esqueçam as análises. Apenas futebol. Os itens citados anteriormente são importantes, mas deixem isso de lado. Serão 100 mil privilegiados nos dois próximos domingos. Um público que presenciará e fará a festa do futebol na Série C.

De um lado o Sampaio. Do outro lado o Santa Cruz. As duas maiores médias de público da Série C e que estão entre as 10 maiores das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Sampaio x Santa Cruz. Apenas futebol, nada mais do que isso.

Em São Luís serão 40 mil vozes empurrando o Sampaio para um feito inédito no futebol brasileiro: ser bicampeão nacional por divisões diferentes. Bicampeão no sentido de dois títulos consecutivos, já que o Tricolor conquistou a Série D em 2012. Em Recife o Mundão do Arruda tomado por 60 mil fanáticos empurrando o Santa Cruz para o seu primeiro título nacional.

Mas futebol não se resume as arquibancadas, podem argumentar os mais tradicionais. Ok, vamos falar de números então. O Santa Cruz chega à final da Série C com a melhor campanha geral do torneio, com 14 vitórias, quatro empates e apenas seis derrotas. Em 24 jogos apenas 21 gols sofridos, menos de um por jogo, e 38 marcados.

Do outro lado, o Sampaio, com a segunda melhor campanha geral da Série C. Os maranhenses venceram 11 vezes, somaram oito empates e sofreram cinco derrotas, além de marcar 42 gols, o melhor ataque do torneio, e sofrer 24 gols. O Santa Cruz com aproveitamento de 69,6% e o Sampaio com 57,5%. As duas melhores equipes na classificação geral da Série C.

Individualmente, cada equipe também apresenta seus destaques. Pelo lado pernambucano, André Dias com oito gols no total, sendo três nas últimas três partidas. No lado maranhense, Eloir, que virou artilheiro, de repente, e já conta com sete gols no torneio.

Números que justificam a classificação das duas equipes para a decisão. A final dos 100 mil privilegiados na Série C.