quinta-feira, 24 de julho de 2014

O que esperar de Lisca no Sampaio

Saiu Flávio Araújo chegou Lisca. Após as primeiras 24h, muita busca, ouvir opiniões de colegas da área e analisar alguns jogos do Náutico com Lisca no comando, a conclusão a que é que o Sampaio acertou na escolha do seu novo treinador.

Conhecido por privilegiar o 4-2-3-1 e o 4-1-2-3, o treinador deverá aprimorar o trabalho de Flávio Araújo no Tricolor. O Sampaio, que em 2012 e 2013 se caracterizou pelo pelo 4-2-3-1, nos últimos quatro jogos com Flávio Araújo no comando passou ao 4-1-2-3 ou 4-2-1-3, com William Paulista até trocando posições com Márcio Diogo.

Esse padrão da reta final da passagem de Flávio Araújo é a base que será usada por Lisca para encontrar o time ideal para o Sampaio. E um time ideal que não deve perder a sede por gol antes do apito final do jogo.

- Jogamos com dois jogadores de velocidade e um jogador pelo centro chegando. A gente pode usar algumas variações, principalmente quando estivermos vencendo o jogo - explicou Lisca, sobre o fato de observar a equipe com Cleitinho no lugar de William Paulista.

Como manteve o time que jogou contra o Bragantino, a tendência é que inicialmente Lisca trabalhe o time no 4-2-1-3, mas com Willian Simões e Hiltinho avançando menos do que era com Flávio Araújo. Além disso, o fato de o time trabalhar sem um centroavante, indica a possibilidade de vermos o Sampaio cada vez mais dependente da movimentação dos jogadores, tornando desnecessária a obrigatoriedade que William Paulista, David Batista ou Célio Codó sejam os únicos responsáveis por fazer gols. Aliás, o próprio Flávio já demonstrou que não importava quem fazia, desde que saíssem os gols.

A movimentação deve ser a chave desse Sampaio treinado por Lisca. Eloir, que segue centralizado, atuou um pouco mais recuado, o que abre a possibilidade também para mais liberdade de Uillian Corrêa. Agora é esperar e obsevar como esse time corresponderá dentro de campo.